São Paulo, domingo, 28 de abril de 1996
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Defeito grave obriga à troca do carro

ROSANGELA DE MOURA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Donos de carros 0 km à beira de um ataque de nervos -provocado pelos inúmeros problemas que nem as concessionárias nem as fábricas resolvem- acabam de ganhar mais uma esperança.
segundo a advogada Belinda Pereira da Cunha, fundadora da associação, a idéia surgiu depois que ela própria moveu uma ação contra a Volkswagen e conseguiu a troca de um Pointer.
"O consumidor precisa saber que o Código de Defesa do Consumidor é claro -se a empresa não conseguir sanar o vício em 30 dias, tem de trocar o veículo", explica.
Defeitos graves, como pintura irregular ou infiltração de água, são defeitos estruturais, que dão direito à troca do carro, diz a advogada.
Canseira
Por piores que sejam os defeitos, a disputa com a fábrica é quase sempre árdua e demorada.
A primeira orientação da Alemca é que o consumidor tire cópia dos comprovantes de entrega do veículo à concessionária para o conserto.
Depois, deve enviar carta à revenda e à montadora, endereçada aos respectivos representantes legais (diretor ou presidente), com comprovante de entrega por um cartório de títulos e documentos.
O carro deve ser fotografado ou filmado, para facilitar a comprovação dos defeitos.
Com a documentação em mãos, o consumidor deve apresentar queixa junto aos órgãos de defesa do consumidor. A última saída é mover ação judicial.
Belinda diz que a associação já recebeu mais de 200 reclamações -na maioria, sobre modelos da Fiat e VW.
As montadoras afirmam que cumprem o Código de Defesa do Consumidor e que trocam os carros que apresentem problemas que não conseguem resolver.
A VW informa que trocou 11 carros em 95, e a Ford, 15. Fiat e GM não divulgaram seus números.
Garantia estendida
O comerciante Francisco Pedro da Silva conseguiu que a Fiat trocasse seu Tipo, que tinha tons diferentes na pintura.
Ele deu queixa no Procon em 6 de fevereiro e pegou o novo Tipo quinta-feira passada, 25 de abril.
Rafael Tocantins Maltez, que tem um VW Pointer, cansou de esperar que a revenda solucionasse vazamentos de óleo e combustível.
No dia 29 de novembro do ano passado, encaminhou ação contra a fábrica. Em 12 de março deste ano, teve seu carro trocado e recebeu ainda R$ 10 mil de indenização.
Garantia estendida
Segundo a supervisora do Procon rosana Nelsen, proprietários de S-10, Monza, Astra e Omega, que tinham garantia até 50 mil km rodados ou 24 meses, passaram a ter direito à garantua até o que acontecer por último-quilometragem ou tempo de uso.
No dia 3 deste mês, um juiz do Espírito Santo concedeu liminar determinando a mudança.

Onde reclamar - Alemca: Caixa Postal 65.053, CEP 01390-970; Procon: tel. 1512; Decon: tel. 221-2425.

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