São Paulo, segunda-feira, 29 de abril de 1996
Próximo Texto | Índice

Internet ajuda a encontrar emprego

HEINAR MARACY
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Desempregados que possuem computador e modem têm uma chance a mais para arranjar um novo emprego do que aqueles que ainda não estão ligados à Internet.
A cada dia que passa, aumenta o número de pessoas e empresas interessadas em utilizar as facilidades de comunicação da rede mundial de computadores para vender sua força de trabalho ou contratar profissionais.
"Calcula-se que entre 20 mil e 30 mil empresas brasileiras estejam tendo acesso à Internet atualmente", diz Afonso Ribeiro Ferreira, diretor da empresa de consultoria Alydhan.
"É impossível para qualquer profissional atingir tamanho número de empresas pelo processo convencional de enviar cópias de currículos pelo correio", diz ele.
A Alydhan surgiu exatamente para prestar o serviço de colocar em contato empresas e candidatos a emprego.
Currículos disponíveis
Em sua página na Web (a área gráfica da Internet) estão disponíveis mais de 200 currículos divididos por áreas de atuação profissional.
O índice de currículos tem também páginas especiais para mulheres, estagiários, profissionais liberais e consultores.
Para colocar seu currículo na página da Alydhan, o profissional precisa pagar uma taxa mensal de R$ 20. Por preços variados, empresas interessadas em oferecer oportunidades de trabalho também podem anunciar na página.
A Alydhan não envia os currículos para as empresas, apenas os expõe pela Internet. Desde janeiro, quando começou a funcionar, a página já foi visitada por mais de 3.000 usuários.
Quem procura emprego pode também enviar seu currículo gratuitamente para a Impacta, empresa especializada em consultoria na área de recursos humanos.
A Impacta, entretanto, ainda não está colocando esses currículos na Internet. Eles são catalogados em um banco de dados e enviados para os clientes da Impacta, de acordo com a necessidade destes. Entre os clientes estão empresas como Editora Abril, Vera Cruz Seguradora, Proceda Informática, Result Systems, Kellog's, Editora Três e Spal.
Mesmo que não tenha um computador, o profissional que está procurando emprego pode acabar utilizando a Internet. Empresas de recolocação profissional também estão utilizando a comunicação eletrônica como forma de valorizar seus pacotes de serviço.
A Alphalaser, por exemplo, oferece a seus clientes a possibilidade de postar seus currículos em um fórum do BBS Mandic. Desse fórum participam empresas como Motorola, Siemens, Xerox e Novell, que buscam nele informações sobre possíveis funcionários.
O custo do "currículo virtual" está embutido no preço do pacote de recolocação da Alphalaser. Seus clientes desembolsam em média R$ 400 e 30% do primeiro salário do emprego obtido por intermédio da empresa.

Onde saber mais -
http://www.embratel.net.br/ infoserv/advicebr/impacta/
http://www.originet.com.br/alydhan/
http://www.marte.consiste.pt
BBS Mandic: (011) 870-0888.

Próximo Texto: Saiba achar vagas na rede
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.