São Paulo, terça-feira, 30 de abril de 1996
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Controle da Lacta muda de mãos

MILTON GAMEZ
DA REPORTAGEM LOCAL

A Lacta, maior fabricante de chocolates do país, será mesmo comprada pela Philip Morris.
O acordo preliminar do negócio foi anunciado ontem pela empresa norte-americana, após mais de um ano de negociações com a controladora da Lacta, a família do deputado Adhemar de Barros Filho.
As empresas fizeram um pacto de silêncio sobre o valor da transação, mas a Folha apurou no mercado financeiro que a quantia deve superar os R$ 150 milhões.
A família Adhemar de Barros detém 58% do capital da Lacta, empresa com faturamento anual superior a R$ 400 milhões e com cerca de 4.000 funcionários.
A Philip Morris, que já possui 40% da empresa por meio de sua subsidiária Kraft Suchard Brasil S.A., elevará para sua participação para 98%. No futuro, os restantes 2% deverão ser comprados de acionistas minoritários.
Sonho
Fundada em 1912, a Lacta é dona das marcas Sonho de Valsa, Laka, Bis e Diamante Negro, entre outras. Estava sendo disputada por outras empresas do setor de alimentos, como a suíça Nestlé.
A venda ocorre após um processo de reestruturação coordenado pelo Banco Pactual. No final do ano passado, a empresa acumulava dívidas bancárias de R$ 70 milhões. A cifra foi reduzida para R$ 30 milhões no primeiro trimestre deste ano, quando as vendas atingiram R$ 111 milhões.
"O acordo com a Philip Morris coroa a virada da companhia", disse o superintendente da Lacta, Álvaro Gonçalves.
Até o final de junho, prazo final da transação, nada muda na administração da companhia, garante o diretor de assuntos corporativos da Philip Morris, Gilberto Galan.
Segundo ele, a aquisição da Lacta irá consolidar a posição da empresa no mercado de chocolates, o quinto maior do mundo, com 200 mil toneladas e um faturamento de R$ 2 bilhões. A Lacta, sozinha, tem uma fatia de 30% do total produzido no país.
A multinacional já fatura R$ 1,5 bilhão no mercado brasileiro com a venda de cigarros e das marcas Kibon (sorvetes), Tang e Ki-Suco (bebidas em pó), Ping Pong e Ploc (chicletes), Confeti e Sugus (confeitos).
"A Kibon e a Lacta têm muita sinergia de marcas, poderemos lançar sorvetes e chocolates das duas empresas", diz Galan.

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