São Paulo, quarta-feira, 1 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cor não desbota com o tempo, diz estudo

DA AGÊNCIA FOLHA

O algodão colorido tem como principal vantagem não desbotar com o tempo.
Os pesquisadores do CNPA (Centro Nacional de Pesquisa do Algodão) dizem que não será necessário o uso de corantes artificiais para ajudar no reforço da cor.
Com o tempo, segundo o agrônomo Eléusio Freire, as cores marrom e creme das fibras em estudo se tornam mais evidentes.
"Já está provado que as cores que estamos estudando se intensificam com o tempo", diz Freire.
Segundo ele, "as fibras guardam pigmentos no seu interior, que fazem com que as cores fiquem mais fortes".
As características físicas do algodão, como cor, comprimento, finura, resistência, maturidade e alongamento são determinadas no laboratório de fibras do CNPA.
O chefe do laboratório, João Cecílio Farias de Santana, 56, diz que todas as experiências são feitas numa temperatura de 21 graus Celsius para evitar excesso ou diminuição de calor, que podem prejudicar os experimentos.
Farias de Santana afirma que a indústria têxtil brasileira -especialmente a nordestina- pode se programar para fazer tecidos de algodão orgânico colorido dentro de três anos.

Texto Anterior: Renda é 70% maior para os agricultores
Próximo Texto: Permanência; Dobradinha; Sem dinheiro; Lançamentos; Informática no campo; Colheita mecânica; Em teste; Custo menor; Bóia-fria; Programa rural; Cabrera; Aftosa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.