São Paulo, quarta-feira, 1 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Neto de Thomas Mann traz fundação ao Rio

JOSÉ GERALDO COUTO
DA REPORTAGEM LOCAL

O escritor alemão Frido Mann, neto de Thomas Mann (1875-1955), fez um acordo com o navegador Amyr Klink para a restauração e reforma da Fazenda Boa Vista, em Parati (RJ).
A fazenda foi residência de Julia Mann, mãe dos escritores Thomas e Heinrich Mann (1871-1950), e hoje é ocupada por uma escola de navegação e pesca mantida por Amyr Klink.
A entidade, que conta com o apoio do Instituto Goethe, tem como objetivo, segundo Mann, "promover eventos -concertos, palestras, exposições, publicações- que incentivem o intercâmbio cultural entre o Brasil e a Europa".
Pelo acordo firmado entre Frido Mann e Amyr Klink, a Fazenda Boa Vista continuará a abrigar, além da fundação, a escola de navegadores mantida por Klink.
Frido Mann, que passou alguns dias em Parati e fica até amanhã no Rio antes de voltar à Alemanha, busca apoio financeiro para a fundação CasaMann.
O escritor alemão já estabeleceu uma data para a abertura da CasaMann em Parati: maio de 97. Segundo ele, o evento de inauguração ainda não está definido, mas seu tema principal será "o intercâmbio entre culturas".
Mann está aprendendo português e já tem "um pé" no Brasil, país que visitou diversas vezes à procura de informações para um ambicioso romance inspirado na história da família de sua bisavó, Julia Mann.
Brasileira, Julia tinha como sobrenome de solteira Silva-Bruhns, antes de casar e emigrar para a Europa. Além de seus filhos Thomas e Heinrich, também seu neto Klaus (filho de Thomas) foi um escritor importante. Suicidou-se em 1949, aos 43 anos.
A história de Julia Mann serviu também de base ao romance "Ana em Veneza", do brasileiro João Silvério Trevisan, publicado no ano passado pela editora Ars Poetica, que também editou o mais recente livro de Frido Mann, "Terezin".
Saga familiar
Frido Mann disse à Folha que prepara uma trilogia ficcional inspirada vagamente na saga da família Mann e ambientada em parte na Fazenda Boa Vista, rebatizada no livro de Fazenda Prosperidade.
O primeiro volume da trilogia, "Brasa", está pronto e tem mais de 500 páginas. "Estou fazendo um trabalho de revisão do texto", disse o autor, que não sabe se o livro será publicado ainda este ano.
No romance, uma família brasileira emigra para a Suíça. A cidade de Parati aparece no livro com o nome de Porto Belo.

Texto Anterior: Coluna Joyce Pacowitch
Próximo Texto: Ator Sean Penn casa-se com Robin Wright; Dylan e Eric Clapton dão show no Hyde Park
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.