São Paulo, quinta-feira, 2 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ministro enfrenta greve e acampamento

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro de Política Fundiária, Raul Jungmann, tem dois problemas imediatos para resolver: a situação de 50 famílias acampadas em torno do prédio do Incra e a greve dos 5.000 funcionários.
Sem-terra disseram que há dois anos reivindicam a desapropriação da fazenda São Felipe, em Flores (GO), a 250 km de Brasília, onde haveria 281 famílias acampadas.
O problema dos sem-terra de Flores não foi tratado na reunião de ontem entre o ministro e os 27 superintendentes estaduais do Incra.
A maioria dos superintendentes do Incra presentes à reunião nem viu a manifestação dos sem-terra -entraram e saíram pela garagem, no subsolo do prédio.
Segundo a assessoria do ministro, Jungmann ainda está tomando conhecimento da situação do Incra. Em seguida, informou a assessoria, ele atenderá com prioridade os casos emergenciais, como seria o problema em Flores.
Os acampados à porta do Incra não são vinculados ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), mas contam com a ajuda de sindicatos e da CUT (Central Única dos Trabalhadores) do DF (Distrito Federal).
Seis líderes do acampamento elaboraram um documento que será entregue ao Incra e à população no qual pedem doações em alimentos e agasalhos.
"Em virtude do sofrimento das famílias e contando com o espírito de solidariedade, compreensão e amor, pedimos a colaboração para que nos doem o pouco que lhes sobrar", afirma o documento.
Greve
A greve dos funcionários do Incra, que praticamente paralisou a máquina do órgão em todo o país, começou no dia 16 de abril.
Com a paralisação, alguns dos serviços vitais para a implementação da reforma agrária ficaram comprometidos. Eles reivindicam aumento salarial de 46,19%.
Na reunião, o ministro pediu "tolerância" dos servidores porque acabava de assumir o cargo e ainda não tinha conhecimento de todos os problemas do órgão. Jungmann foi empossado como ministro extraordinário de Política Fundiária. Até o início da semana, o governo tratava a pasta como Ministério da Reforma Agrária.

Texto Anterior: Direção do Incra terá avaliação mensal
Próximo Texto: Tráfego sindical
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.