São Paulo, quinta-feira, 2 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

F-1 testa 'corrida interativa' na Alemanha

JOSÉ HENRIQUE MARIANTE
ENVIADO ESPECIAL A IMOLA

A F-1 deve testar no GP da Alemanha, em 28 de julho, um inédito sistema de TV interativa que permitirá ao telespectador personalizar a transmissão da corrida.
Será possível ao usuário selecionar as imagens que deseja ver: se a da transmissão regular ou a da gerada pela câmera instalada na Ferrari de Schumacher, por exemplo.
O serviço estará disponível apenas para os assinantes de um canal a cabo alemão, que opera pelo sistema de "pay-per-view" (onde a recepção do programa é cobrada).
Por meio de um aparelho acoplado ao televisor, o assinante poderá fazer sua edição de imagens.
As transmissões dos GPs de F-1 são controladas com mão-de-ferro pela Foca. A entidade criou uma empresa para assegurar esse controle, a Foca TV. É ela que edita e gera as imagens de cada prova, em conjunto com as emissoras locais.
Essas parcerias técnicas, aliás, podem até mesmo acabar no futuro. A primeira experiência nesse sentido será feita no GP da Inglaterra deste ano (14 de julho).
Outro indício dessa tendência apareceu na temporada de 94, quando a Foca cedeu unicamente à TV Globo imagens geradas a partir dos carros de Christian Fittipaldi e Rubens Barrichello.
Essa versatilidade vem sendo cada vez mais utilizada e poderá viabilizar a independência, pelo menos no campo visual, da Foca em relação às emissoras locais.
Isso assegurará à entidade padrão de qualidade. E, se for o caso, poder de censura, prerrogativa da qual já lançou mão.

Texto Anterior: Magic vence e ganha vaga na próxima fase da NBA
Próximo Texto: Homenagem a Senna reúne poucos fãs na Itália
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.