São Paulo, quinta-feira, 2 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Ritmo das favelas' invade clubs de Londres

TÂNIA MARQUES
FREE-LANCE PARA A FOLHA, EM LONDRES

Os ingleses se rendem ao gingado brasileiro. O CD "Batucada: the Sound of the Favelas", lançado pela Mr Bongo há um mês, está tocando em casas como Blue Note, Rumba e Bambina, em Londres.
O samba de rua explode em meio a canções de Stevie Wonder, funk, jungle, world music. E o público gosta. "A entrada de percussão pura é refrescante", diz Hugo Bedford, gerente da Mr Bongo.
O LP, que não existe no Brasil, é resultado de um projeto concebido em agosto de 1995 que envolveu meses de pesquisa. A compilação inclui "Ritmo Number One", de Paulinho da Costa, e "Batucada", de Par Ney de Castro.
"A fama do LP está circunscrita aos DJs mais ousados, mas a ampliação do público é apenas uma questão de tempo", diz.
A crítica se dividiu em relação ao LP. Ben Willmott, da revista "New Musical Express", garantiu que "os adeptos do jungle vão perder o fôlego com a velocidade e o abandono da música, os fãs de jazz vão se impressionar com as insanas improvisações, mas o disco é suficientemente irresistível para atrair qualquer um".
Já David Hutcheon, da "Time Out", aconselhou o álbum para "aqueles que desejam enlouquecer os vizinhos". Jason Lazell, comprador de música brasileira da Tower Records, a maior loja de discos da Inglaterra, diz que o disco está vendendo bem.
"Batucada: The Sound of the Favelas" é o quarto lançamento da Mr Bongo, loja de discos especializada em música brasileira em Londres. Outros títulos da gravadora incluem "The Essential Marcos Valle" e "Waltel Branco".
A loja vende cerca de 200 discos brasileiros por semana. Segundo Bedford, o campeão de vendas na loja é Milton Nascimento.
Seu projeto é a compilação "Friends from Rio", que inclui "Bebe" de Hermeto Paschoal, e uma versão de "Para Lennon e McCartney", com Lô Borges, Fernando Brandt e Márcio Borges.
Dança da garrafa
Por enquanto, o ritmo das favelas e as versões tecno de clássicos da MPB chegaram aos clubes brasileiros de Londres, que se mostram bastante afinados com o que acontece no Brasil.
O popular "É o Tchan", do Gera Samba, da mesma forma que "Na Boquinha da Garrafa", da Cia. do Pagode, chegou ao Café do Brasil ainda antes do Carnaval. "Promovemos o lançamento simultâneo", diz o DJ Marcus Vinicius de Orleans, que anima o bar aos sábados e domingos.
"Aqui, ingleses e outros europeus já estão dançando."

Texto Anterior: Aficionados reeditam obras clássicas
Próximo Texto: CD-ROM ensina sucessos da bossa nova
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.