São Paulo, quinta-feira, 2 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vitamina da cenoura não previne câncer

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS E DA REPORTAGEM LOCAL

O beta-caroteno, molécula implicada na formação da vitamina A, não reduz o risco de câncer ou de doenças cardíacas.
A deficiência de vitamina A provoca problemas na visão. Supunha-se que ela também ajudava a prevenir o câncer.
Pesquisas sobre o beta-caroteno foram publicadas na revista "The New England Journal of Medicine", um dos dois periódicos mais respeitados em medicina.
Um dos trabalhos estudou o efeito de doses suplementares (pílulas, além das doses obtidas em dietas normais) do beta-caroteno em 22.071 médicos entre 82 e 94.
A pesquisadora Julie Buring e colegas, da Universidade Harvard e do Hospital Brigham (EUA), não observaram efeitos benéficos.
O outro estudo, coordenado por Gilbert Omen, do Centro de Pesquisa de Câncer de Seattle (EUA), avaliou a saúde de 18.314 fumantes, ex-fumantes e trabalhadores expostos ao amianto (cancerígeno) que tomavam um combinado de vitamina A e beta-caroteno.
A taxa de mortalidade dos trabalhadores cardíacos e com câncer do pulmão foi maior do que a normal. A pesquisa foi interrompida 21 meses antes do seu final, por causa dos efeitos negativos das doses suplementares de vitamina.
O beta-caroteno, que pode ser obtido naturalmente na cenoura e na batata-doce, por exemplo, é um antioxidante. Pesquisas mostram que ele pode evitar a combinação do oxigênio com substâncias do organismo -o processo de oxidação, que forma compostos com efeitos tóxicos (danifica as células e suas membranas). "As pessoas vão ter de procurar algo que funcione melhor", disse Julie Buring.
A pesquisadora disse também que os estudos sobre antioxidantes mostram melhores perspectivas para a vitamina E, que pode prevenir doenças cardíacas. A vitamina E, presente em nozes e na margarina, dificilmente é obtida em dose suficiente na dieta normal.

Texto Anterior: Premiê Major enfrenta hoje uma eleição decisiva
Próximo Texto: Condenados 4 ligados à 'conexão Manágua'; Começam audiências do juízo de Oklahoma; Similar da "doença da vaca louca" mata um
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.