São Paulo, sexta-feira, 3 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PM diz estar preso só por ser negro

'Estou representando todos os pretos da PM'

FRANCISCO SANTOS
DA SUCURSAL DO RIO

O soldado Cláudio Luiz Andrade dos Santos, 36, um dos que será julgado dia 27, disse que foi colocado na sessão de reconhecimento realizada com sobreviventes da chacina apenas por ser negro. "Como eu fui colocado ali, qualquer preto poderia ter sido apontado."
Santos foi inocentado por dois participantes confessos da chacina, o soldado Marcos Vinícius Emmanuel, já condenado, e Nélson Cunha, que está preso.
A seguir, trechos da entrevista:
*
Folha - Por que o senhor acha que os menores o reconheceram? Eles foram induzidos?
Cláudio Luiz Andrade dos Santos - Eu acho que sim. Estou representando todos os pretos da Polícia Militar. Como eu fui colocado ali, qualquer um outro preto poderia ter sido apontado.
Folha - Como foi a história do seu reconhecimento?
Santos - Estava sendo procurado alguém que tinha o apelido de Pelé. A pessoa que estava na investigação, o coronel Brum (Valmir Alves Brum, que investigou o caso), foi à minha seção e perguntou ao capitão quantos pretos havia lá. Tinha três. O capitão, que se chamava Junqueira, o Fernando, que tinha o apelido de Batata, e eu, que não tinha apelido. Acabei sendo o escolhido. Na certeza de que não havia feito nada, me propus a ir.
Folha - E depois?
Santos - Cheguei lá e fui colocado no meio de duas pessoas muito mais claras. Acabei sendo apontado, e estou aí para provar minha inocência até hoje.
Folha - O que o senhor pretende fazer, se for confirmado que é inocente?
Santos - Voltar o mais breve possível ao convívio da minha esposa e meus três filhos.
Folha - E continuar na PM?
Santos - Isso eu não faço planos não, porque o amanhã só pertence a Deus.

Texto Anterior: Polícia prende homem com 10 pedras de crack; Choque de carretas interdita via Anchieta; OAB pede investigação sobre sequestro em BH; Acordo pode fechar teleférico de Campos
Próximo Texto: Juiz vai presidir julgamento do caso Daniella Perez
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.