São Paulo, sexta-feira, 3 de maio de 1996
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Entenda o acidente

- Para que o Boeing 727-200 que transportava o time do Corinthians levantasse vôo em segurança, deveria estar a 237 km/h num ponto determinado da pista. Esse cálculo leva em conta elementos como o comprimento da pista, o peso do avião e a altitude do aeroporto

- Um pouco antes daquele ponto, porém, a aeronave estava a 222 km/h, e o comandante Cledir Joaquim da Silva optou por abortar a decolagem

- A decisão foi pessoal do comandante. Nenhum instrumento do painel, nem o computador de bordo, nem a torre de controle alertaram para qualquer problema. Logo, a primeira coisa a se investigar é por que o avião não conseguiria sair do solo

- O procedimento de abortar a decolagem é normal e seguro se feito na distância determinada, como alega a Fly Linhas Aéreas. O que não se sabe é por que a aeronave não freou totalmente até o final da pista

As hipóteses para não decolar
1- problema técnico no avião
2- erro da torre de controle ao autorizar a decolagem
3- o vento e a tempestade, que se intensificaram no momento de decolar
4- erro do comandante
5- problemas de combustível
6- excesso de peso

As hipóteses para não frear
1- aquaplanagem
2- quebra do trem de aterrissagem
3- falha no sistema de freio

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