São Paulo, sexta-feira, 3 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Achado inédito de Alcott

PATRICIA DECIA
DE NOVA YORK

Um manuscrito inédito da escritora norte-americana Louisa May Alcott foi encontrado na biblioteca da universidade de Harvard.
O livro, intitulado "A Herança", seria o primeiro romance da autora de "Mulherzinhas" (1869), que deu origem ao filme "Adoráveis Mulheres".
O manuscrito foi encontrado há dois anos por Joel Myerson e Daniel Shealey, pesquisadores da universidade da Carolina do Sul, mas a descoberta só foi tornada pública esta semana.
Segundo Myerson, "A Herança" foi escrito em 1849, quando Alcott tinha 18 anos, e seria o primeiro livro da autora, diferentemente do que está registrado em seus diários. Até agora "Moods" (Humores), publicado em 1864, era considerado o primeiro livro de Alcott.
Myerson, professor de inglês da universidade da Carolina do Sul, editou os diários e cartas de Alcott. Segundo ele, o manuscrito foi encontrado por acaso, pois não havia nenhum registro de sua existência nos arquivos da escritora. Junto com o livro, Myerson descobriu um bilhete de Alcott, onde ela reivindica a autoria de "A Herança".
O livro conta a história de uma bonita e pobre governanta que descobre ser a herdeira de uma fortuna. Edith, a personagem principal, é uma garota órfã, que é acusada de roubo pela família para quem trabalha. Ela sabe quem cometeu o crime, mas, mesmo assim, não revela sua identidade e deixa a casa. No final, além da herança, recebe o amor de um lorde.
Produtores de Hollywood já demonstraram interesse em comprar os direitos da história para transformá-la em filme, afirma Myerson.
Todd Shuster, sócio da agência literária Zachary Shuster, afirma que editoras devem expressar seu interesse pelo livro esta semana. Segundo ele, "A Herança" tem toques feministas e é "romântico com R maiúsculo". Os lucros com a publicação e venda dos direitos da história vão para os herdeiros de Alcott e os pesquisadores.
Há dois anos, outro manuscrito da autora, "The Long Fatal Love Chase", foi vendido para a Random House por US$ 1,5 milhão.

Texto Anterior: João Carlos Martins volta a tocar em NY
Próximo Texto: Salve o Corinthians!, gritou piloto do Boeing
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.