São Paulo, sexta-feira, 3 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exército israelense mirou em campo de refugiados, diz ONU

Laudo de investigação do ataque em Qana é divulgado

IGOR GIELOW
DE LONDRES

O exército de Israel mirou no campo de refugiados da ONU, no dia 18, matando cerca de cem civis libaneses em Qana (sul do Líbano).
A afirmação está em um relatório assinado pelo general holandês Franz von Kappen, que comandou as investigações sobre o caso a pedido do secretário-geral da ONU, o egípcio Boutros Boutros-Ghali.
O relatório foi distribuído ontem para os assinantes dos boletins do Jane's Information Group, editora sediada em Londres especializada em assuntos militares.
Seu livro anual sobre equipamentos militares é um dos mais respeitados do mundo.
Detalhes
Segundo o boletim do Jane's, no dia do ataque as tropas israelenses dispararam 28 projéteis contra posições próximas a Qana. Sete foram direcionadas sobre o centro de refugiados.
Israel alega que errou ao tentar atingir uma base móvel de lançamento de foguetes da guerrilha fundamentalista islâmica do Hizbollah (Partido de Deus). O primeiro-ministro Shimon Peres diz que o Exército não sabia que havia um centro de refugiados próximo.
O relatório da ONU diz o contrário. Afirma que as tropas sabiam da existência do campo e que, pela trajetória e quantidade de tiros, miraram no local.
Segundo a investigação, os israelenses usaram peças de artilharia que explodem sete metros acima do solo nos ataques. Assim, um número maior de pessoas e prédios é atingido pela explosão.

Texto Anterior: Adolescente salva ônibus de alunos e vira herói nos EUA
Próximo Texto: Rede Wimpy levanta o veto à carne britânica; Governador argentino faz crítica a bolivianos; Ataque a zulus mata um na África do Sul
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.