São Paulo, segunda-feira, 6 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aliados de FHC lideram no interior de SP

DA REPORTAGEM LOCAL

Pesquisa do Datafolha realizada em 13 das principais cidades do interior do Estado de São Paulo indica que os partidos aliados ao presidente Fernando Henrique Cardoso lideram a disputa pelas prefeituras na maioria dos municípios.
Os chamados partidos de esquerda no espectro político saem na frente só em quatro cidades. O PT lidera em Santos, Santo André e Diadema (onde disputa a preferência com o PSB). O PPS (racha do PCB) dispara em Piracicaba.
Em três dessas cidades, há possibilidade de o pleito ser decidido já no primeiro turno, em 3 de outubro (veja quadro ao lado).
O PSDB, partido do presidente Fernando Henrique Cardoso, aparece na dianteira em duas cidades (Sorocaba e Campinas) e concorre com boas chances de vitória em Franca e Jundiaí.
O PTB, outro partido que forma a base de sustentação parlamentar de FHC no Congresso, concorre forte em três prefeituras: São José do Rio Preto, São Caetano do Sul e Jundiaí -onde a disputa é acirrada com o PSDB.
Em São Caetano, o petebista Luiz Tortorello galopa na pesquisa, com 61% das intenções de voto.
Já o PFL aparece na liderança em duas cidades: Ribeirão Preto e São Bernardo do Campo.
Atualmente administrada por prefeito petista (Antonio Palocci Filho), Ribeirão Preto poderá ter em seu comando o pefelista Duarte Nogueira Júnior. Ele aparece na liderança, revela a pesquisa: 37% em duas simulações de voto.
Em São Bernardo do Campo, berço do PT, outro candidato do PFL -Tito Costa- surge com fôlego superior ao de seus adversários. Ele tem 35% das intenções de voto. Em segundo lugar aparece Waldir Cartola (PTB), com 16%.
Em São José dos Campos, a pesquisa indica, no momento, que o PT deve perder para o PMDB a prefeitura que administra.
A gestão Angela Guadagnin foi minada por denúncias de corrupção. O quadro até agora aponta o favoritismo de Pedro Yves (PMDB): 32% votariam nele.
Ives, porém, aparece em segundo lugar no índice de rejeição: 24% jamais votariam nele. Edmilson Rogério de Oliveira (PT) tem só 1% dos votos dos entrevistados na pesquisa DataFolha.
Praticamente empatados, os dois principais candidatos à prefeitura de Diadema são o ex-petista Gilson Menezes (PSB) e José Augusto da Silva Ramos (PT), respectivamente com 45% e 43% das intenções de voto. O atual prefeito de Diadema, José de Filippi Jr., é do PT.
Onde o PT dispara
O PT é avassalador em Santos, onde a ex-prefeita Telma de Souza tem 51% das preferências -o que pode colocá-la no comando da prefeitura já no primeiro turno.
Ela chega a atingir 37 pontos de vantagem em relação a seu principal adversário, o peemedebista Oswaldo Justo -que consegue, no máximo, 16% do eleitorado em duas simulações de voto.
Em Santo André, o PT também lidera com larga vantagem. Celso Daniel tem a preferência de 62% dos entrevistados. O segundo colocado na pesquisa, Duílio Pisaneschi (PTB), tem apenas 10%.

Texto Anterior: Todos pelo social
Próximo Texto: A disputa no interior paulista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.