São Paulo, segunda-feira, 6 de maio de 1996
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Prazo, mães e frio estimulam vendas

FÁTIMA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

O Dia das Mães, a queda da temperatura e a liberação do prazo de financiamento bancário levam lojistas a prever para este mês vendas 20% maiores que as de maio de 95.
Márcio Goldfarb, diretor-presidente da rede de lojas Marisa, diz que o frio e a proximidade do Dia das Mães fizeram as vendas deslanchar no início do mês.
Só na última quinta-feira, conta ele, o volume de vendas era 42% maior do que o de qualquer dia de abril. "Estamos animados."
A Marisa espera fechar este mês com receita 12% maior do que a de maio de 1995, com ajuda das roupas importadas, que representam 30% do faturamento (21% em 95).
Dia dos Pais
A Mesbla também acha que vai vender bem mais neste maio. Tanto que aumentou 20% a oferta de produtos, na comparação anual.
Para chegar à meta, trabalha com peças mais baratas e aceita cheques que só serão descontados no mês do Dia dos Pais -em agosto.
Alexandre Pagliano, diretor de negócios, diz que, a partir desta semana, a Mesbla volta financiar compras por prazo superior a seis meses. "Com a liberação do prazo de financiamento bancário e a redução do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) podemos vender com juros mais baixos."
Mesma aposta
A rede de Lojas Cem trabalha com a mesma expectativa da Mesbla. Suas encomendas são 20% maiores neste ano. Desde janeiro, o aumento das vendas tem sido dessa ordem, diz o diretor comercial, Natale Dalla Vecchia.
Dificuldade passada
O Magazine Luiza foi mais cauteloso. Aumentou 5% a oferta de produtos. Luiza Helena Trajano Rodrigues, diretora-superintendente da rede, diz que, embora as vendas em abril tenham caído 5% em relação ao mês anterior, o consumo agora deve se recuperar.
Para ela, os juros poderão cair até um ponto percentual, o que estimularia as vendas. Nos seus cálculos, o faturamento neste mês será até 25% maior que o de abril e 5% maior que o de maio de 95.
Para a diretoria do Mappin, as vendas para o Dia das Mães serão iguais às de 95. Por isso, a empresa não aumentou as encomendas.
Sérgio Orciuolo, diretor, minimiza o impacto das medidas para liberar os prazos de financiamentos bancários. A empresa tem a maioria da venda a prazo concentrada em seis pagamentos.
Melhor ainda
O shopping Iguatemi espera para este mês venda 4% maior do que a de maio de 1995. "Maio do ano passado foi excelente. Assim, crescer sobre aquele mês é muito bom", afirma Roberto de Carvalho, gerente-geral.
Segundo ele, desde janeiro o faturamento das lojas do Iguatemi está maior do que o de igual período do ano passado -de 3,5% a 7,5%, dependendo do mês.

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