São Paulo, segunda-feira, 6 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Quatro diretores são homenageados

Festival começa na quinta-feira

AMIR LABAKI
DA EQUIPE DE ARTICULISTAS

Quatro cineastas recentemente mortos merecem homenagens especiais do 49º Festival Internacional de Cinema de Cannes (França), que será aberto na próxima quinta-feira, dia 9, e se estende até a segunda-feira, dia 20.
O diretor francês René Clément (1913-1995) marcou a história do festival ao vencer, na primeira edição (1946), o Prêmio do Júri Internacional, o segundo em importância, com "A Batalha dos Trilhos".
Clément confirmou-se como uma das revelações do pós-guerra, ganhando dois Oscar de filme estrangeiro. Mesmo assim, foi metralhado pelo furacão da nouvelle vague como um "deturpador".
Cannes-96 reintegra-o ao cânone do cinema francês, elegendo Clément e personagens de seus filmes para o grande afresco que se ergue sobre a escadaria do Palácio do Festival.
Como celebrar a memória de uma escritora tornada cineasta como Marguerite Duras (1914-1996)? Nada melhor do que destacar suas palavras sobre cinema, responde Cannes. Duras assina a epígrafe do programa oficial: "Nesse ponto da criação, o lugar do cineasta é oposto àquele do escritor frente a seu livro. Pode-se dizer que no cinema escrevemos ao contrário? Podemos afirmar algo assim, me parece".
Premiado com a Palma de Ouro em plena estréia como diretor, co-assinando com Jacques Cousteau "O Mundo do Silêncio" (1955), Louis Malle (1932-1995) foi subestimado durante muito tempo. Cannes-96 o homenageia com a principal retrospectiva fotográfica do ano.
Por fim, Krzyzstof Kieslowski (1941-1996) é outra perda pranteada pelo festival. Habitué de Cannes com seus últimos filmes, Kieslowski jamais viu proporcionalmente retribuída a atenção. A regra se repete na homenagem póstuma: Kieslowski tem sua obra celebrada pelo convite a seu fiel roteirista, Krzysztof Piesiewicz ("Decálogo"), para participar do júri.

Texto Anterior: Men at Work faz três shows a partir de hoje em São Paulo
Próximo Texto: Teatro de Stoklos é tema de evento hoje
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.