São Paulo, terça-feira, 7 de maio de 1996
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Venda cresce 14,2% nas lojas de SP

Faturamento pode cair

MÁRCIA DE CHIARA
DA REPORTAGEM LOCAL

O volume de vendas do comércio por conta do Dia das Mães está crescendo este ano frente a 95.
Dados preliminares da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) mostram que, de sexta a domingo, as consultas ao SPC, termômetro das vendas a prazo, cresceram 14,2% na comparação com o final de semana que antecedeu o Dia das Mães do ano passado.
No final de semana, o SPC registrou 98.993 consultas, contra 86.731 em igual período de 1995.
Também a venda à vista do final de semana superou em 34,7% o desempenho do ano passado. Entre sexta-feira e domingo, o Telecheque, que indica a venda com cheque, totalizou 105.125 consultas, contra 78.037 registros do mesmo final de semana de 1995.
"Foi um bom final de semana em movimento", diz Emílio Alfieri, economista da entidade.
Isso não significa necessariamente, explica ele, que o faturamento tenha aumentado na mesma proporção.
Um dos motivos para isso é que, no caso do Telecheque, diz Alfieri, o índice de crescimento está prejudicado.
É que, neste ano, devido ao alto índice de inadimplência, os lojistas estão mais cautelosos e consultam mais frequência o sistema. Isso pode dar a falsa impressão de que as vendas estão maiores.
O outro motivo que não garante aumento do faturamento é que o consumidor está optando por produtos mais baratos, de menor valor unitário.
Nesse caso, está se repetindo neste Dia das Mães o que ocorreu no Natal. Isto é, a venda concentrada em produtos populares.
Comércio de rua
Apenas metade das lojas de rua de São Paulo abriram no último domingo. Segundo Ruy Nazarian, presidente do Sindicato dos Lojistas de São Paulo, as vendas físicas do domingo superaram em 5% o volume registrado em igual período de 1995.
"A venda nas lojas do centro foi muito fraca", diz Girsz Aronson, dono da G.Aronson, especializada em eletroeletrônicos.
Segundo ele, o movimento foi excelente nas lojas dos shoppings. "Só no domingo faturei mais de R$ 800 mil. A minha expectativa era de vender cerca de R$ 150 mil."
Michel Hollander, diretor administrativo da Modélia, especializada em roupas femininas, confirma o fato de o domingo ter sido fraco para as lojas de rua.
Os shoppings ainda não dispõem de dados sobre o faturamento. Mas, em fluxo de pessoas, o final de semana foi positivo.
No domingo, o shopping Tamboré recebeu um público quatro vezes maior do que o normal.
A expectativa é faturar no Dia das Mães uma cifra igual à do ano passado.

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