São Paulo, terça-feira, 7 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Desenhos de Henfil evocam a "era Zico"

JOSÉ GERALDO COUTO
DA REPORTAGEM LOCAL

Além da conquista da Taça Guanabara, os flamenguistas têm outro motivo para comemorar: fica pronto na próxima semana o livro "Urubu e o Flamengo", que reúne charges futebolísticas de Henrique de Souza Filho, o Henfil (1944-88).
Lançado pela editora 34 e organizado por Ivan Cosenza de Souza, filho do autor, o volume traz trabalhos publicados no "Jornal dos Sports" e na revista "Placar" no final dos anos 70 e início dos 80.
O flamenguista Henfil tinha então todos os motivos para rir -e fazer os outros rirem. O Flamengo da época era mais ou menos como o Palmeiras hoje: um time quase imbatível. Foi tricampeão brasileiro (1980, 81, 83) e campeão mundial (81).
Tinha, além de tudo, o maior craque do país na época, Zico, que Henfil, num delírio de rubronegro, compara a Pelé em diversas charges.
O "galinho de Quintino", que escreveu o texto da contracapa, é tema da última das três partes em que se divide o livro. A primeira é dedicada ao Flamengo, com seu torcedor-símbolo, Urubu. A segunda trata do futebol em geral.
Algumas charges mantêm-se lamentavelmente atuais: são as que tratam dos cabeças-de-bagre que agridem os craques, dos clubes que atrasam salários, dos dirigentes que usam o futebol como plataforma política etc.
Outras piadas envelheceram e ficaram até sem sentido para o leitor mais jovem. Por exemplo, as que falam da abortada venda de Zico para o Milan.
Faltou uma contextualização mais cuidadosa, com as datas das charges e, eventualmente, legendas explicativas. À parte isso, o livro é uma delícia.

Texto Anterior: Brasileiro é inventor da peteca
Próximo Texto: Seleção masculina perde para Holanda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.