São Paulo, terça-feira, 7 de maio de 1996
Próximo Texto | Índice

SPACE GHOST!

EVA JOORY
DA REPORTAGEM LOCAL

Nem "Beavis and Butt-Head", nem "Rem and Stimpy". O desenho animado "Space Ghost Coast to Coast" é o mais novo fenômeno entre os cartoon-maníacos de plantão.
O programa da Cartoon Network é uma espécie de "talkshow" do absurdo. É exibido em horários diversos nas TVs a cabo da Net e da TVA desde abril do ano passado, para cerca de 1,3 milhão de casas, com acesso à programação segundo informações da emissora.
"O Space Ghost Coast to Coast atrai pelo aspecto fora do comum, misturando desenho animado com o mundo dos talk shows da TV, criando assim um programa único", explica Charlotte Leonard, diretora geral da Cartoon Network da América Latina, em entrevista à Folha por fax de Atlanta.
O personagem, um herói falido, que se veste com um colante branco, capuz preto e capa amarela, é uma espécie de nerd em uma versão adaptada para os anos 90 do super-herói criado em 1966 por Alex Toth.
No seriado da dupla Hanna Barbera, era chamado "The Space ghost and Dino Boy", desenho que continua em exibição pela manhã nas programações das TVs a cabo.
Agora, atrás de uma mesa, Space Ghost conduz as entrevistas de maneira superficial e engraçada, com perguntas sem fundamento.
"O Space Ghost combina uma imagem do passado com uma linguagem atual e engraçada; por isso funciona", diz à Folha Carlos Tureta, responsável pelos diálogos em português.
O super-herói, conhecido pelas crianças pela sua seriedade e caretice, se transformou num entrevistador picareta, que nem sabe quem são seus entrevistados (dois por programa).
Estes aparecem numa tela de TV, só que não são desenhos, estão lá de verdade.
Já passaram pelo programa Michael Stipe, líder da banda R.E.M, a atriz e cantora Sandra Bernhard, o pop star Matthew Sweet, David Byrne, Danny Bonaducci (o ator ruivo do seriado família "Dó-Ré-Mi" e ex-alcoólatra) e até Donnie Osmond, o ídolo água-com-açúcar das adolescentes dos anos 70. Nenhum conseguiu falar de sua carreira.
Os próximos entrevistados do Space Ghost serão o guitarrista da banda Sonic Youth, Turston Moore (sexta) e Elvira (dia 24).
Dois assistentes atraem tanta ou mais atenção que o próprio herói, no famoso talkshow: são seus dois co-stars Zorak e Moltar.
O primeiro, um inseto verde, líder de uma banda chamada "The Original Way Outs", foi libertado da prisão pelo Space Ghost em troca de trabalhar no programa, onde toca teclado e fala bobagens durante as entrevistas. Moltar, também um ex-presidiário, dirige o programa.

LEIA MAIS sobre Ghost à pág. 4-3

Próximo Texto: Coluna Joyce Pascowitch
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.