São Paulo, terça-feira, 7 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Janela' enfrenta blefes

INÁCIO ARAUJO
DA REDAÇÃO

Alguns blefes não podem ser ignorados, no mínimo por sua condição de blefe bem aplicado.
"Invasão de Privacidade" (Telecine, 23h) está nessa categoria. Joga com três fatores: os dois do título e Sharon Stone. E quem não pensou um dia em invadir a privacidade de Sharon Stone?
À parte o título, o que temos é um dr. Mabuse com alma de síndico disposto a manipular os habitantes (e em particular as habitantes) de um edifício. Ele instala um dispositivo para infiltrar-se na vida privada das pessoas e, conhecendo-as, dominá-las.
Isso poderia dar em uma discussão sobre o direito à privacidade. Não dá em nada e é de uma inconsequência tal que o nome acaba sendo quase um estelionato.
"Stargate" (HBO, 20h30) está quase nessa categoria. Aqui, maquia-se a ficção científica. Ao mesmo tempo ela duplicada por crendices que pretendem remeter ao Egito antigo.
Se não é essa maravilha, "Stargate" investe na imaginação e tem momentos mais animadores que "Invasão de Privacidade".
Em face disso, existe o refúgio seguro de sempre: o clássico, límpido, íntegro, imaginativo e intrigante "Janela Indiscreta" (TNT, 22h), de Hitchcock.
Também aqui a privacidade está em questão, de certa maneira. James Stewart é o voyeur que fica observando a vida dos vizinhos com um binóculo. Mas desse simples fato Hitchcock tira um universo. É um dos maiores filmes de sua melhor fase (os anos 50).
(IA)

Texto Anterior: CLIPE
Próximo Texto: Buddy Holly retorna em versão rural
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.