São Paulo, quarta-feira, 8 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Evento reúne 22 grupos no Rio de Janeiro

ELVIS CESAR BONASSA
ENVIADO ESPECIAL AO RIO

O "Rio Cena Contemporânea" vai reunir no Rio de Janeiro, entre 27 de junho e 7 de julho, 22 grupos teatrais, do Brasil e do exterior. O evento é uma espécie de "óbra de fim de mandato" do prefeito da cidade, César Maia.
O interesse de visibilidade política ficou claro na entrevista coletiva concedida pela secretária da Cultura, Helena Severo, na noite de anteontem. "É o grande final da gestão César Maia", disse, antes de enumerar o que seriam as realizações da Prefeitura na área cultural.
O programa da mostra apresenta grupos de 12 países, incluindo Brasil (veja quadro ao lado). Há representantes de teatro tradicional, de bonecos e grupos de vanguarda, dedicados ao teatro de rua.
Durante todo o período do evento, haverá apresentações de rua no centro e na zona sul do Rio. Serão usados também, além de salas teatrais, alguns espaços novos.
Entre eles, está um galpão na Praça Mauá, que pertencia ao porto. Ali será encenada "As Bacantes", peça de Eurípides, montagem de José Celso Martinez Corrêa.
Legendas eletrônicas
A organização da mostra vai tentar facilitar a compreensão das peças estrangeiras em que são usados textos. Para isso, haverá legendas eletrônicas com tradução das falas dos personagens e a distribuição de programas do espetáculo contendo o texto também traduzido.
Os custos de produção do "Rio Cena Contemporânea" estão em R$ 1,05 milhão, sem incluir gastos de divulgação e permutas.
O evento inclui ainda uma programação paralela, com workshops (direção, cenografia, iluminação, preparação corporal, crítica e dramaturgia), exposições e apresentação, em salas de cinema, de teatro filmado.

O jornalista Elvis Cesar Bonassa viajou ao Rio a convite da organização do evento

Texto Anterior: CLIPE
Próximo Texto: Apetesp divulga indicados a prêmio de 1995
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.