São Paulo, quarta-feira, 8 de maio de 1996
Texto Anterior | Índice

Masur recria o idílico

LUIS S. KRAUSZ
ESPECIAL PARA A FOLHA

Ouvir Mendelssohn pela Orquestra Gewandhaus de Leipzig é o mais perto que se pode chegar de ouvir Mendelssohn por Mendelssohn.
Kurt Masur, regendo na noite de 6 de maio, no auditório da Sociedade de Cultura Artística, a episódica música para "Sonho de uma Noite de Verão", mostrou que sua relação com a Orquestra Gewandhaus de Leipzig é uma verdadeira (e antiga) história de amor.
Nessa peça brilhante e extrovertida, cheia de prazer e de alegria, a orquestra, dirigida com enorme suavidade e carinho, exibiu, em grande estilo, sua sonoridade cheia e cintilante.
Em sintonia com sua tradição de orquestra de estréias, apresentaram, em seguida, o concerto para corne inglês e orquestra, do americano Ned Rorem.
Nessa peça altamente etérea e hipnótica, com passagens de gosto oriental, de frases breves e idioma moderno, mostraram que sabem também se aventurar por outras searas - e receber convidados. No caso o solista Thomas Stacy.
Com admirável discrição e fluência deixaram que Stacy -a quem Rorem dedicou essa peça em 1994- se tornasse o centro absoluto das atenções, numa peça surpreendente, de enorme riqueza rítmica e de humores variáveis, que vão do onírico ao idílico.
Para a segunda parte do concerto Masur escolheu alguns trechos das suítes sinfônicas baseadas no balé Romeu e Julieta, de Prokofiev.
Com momentos de grande dramaticidade e exacerbação de sentimentos, trata-se de uma outra interpretação musical de Shakespeare, complementar à do idílico Sonho de uma Noite de Verão.
Aqui rege a musa trágica, com seu canto denso e pesaroso, ainda que extrovertido e brilhante, evidenciando, mais uma vez, a enorme versatilidade, fluência e refinamento deste regente com seus grandes músicos.

Texto Anterior: Fusão de estilos marca shows em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.