São Paulo, quarta-feira, 8 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Uso do disco rígido IDE ou SCSI

* "Devo instalar um disco rígido padrão IDE com 32 Mbytes de memória RAM ou um disco rígido padrão SCSI com 16 Mbytes de memória RAM. O que é mais vantajoso, já que o investimento é quase o mesmo?"
Chu Jong (via Internet)

Resposta
Se o micro for para uso pessoal, e se sua placa principal suportar o padrão E-IDE, Fast Ata ou equivalente, e você precisar usar até quatro periféricos compatíveis com esse padrão, a melhor escolha é um disco rígido E-IDE com 32 Mbytes de memória RAM. O preço é o mesmo -e ganha-se o dobro.
Há alguns anos, o padrão SCSI era considerado o "nirvana" para os usuários mais exigentes em periféricos. Mas o padrão IDE evoluiu e, hoje, é praticamente equivalente -e em alguns pontos é superior- ao SCSI-2. Se você for utilizar mais de quatro unidades entre discos rígidos ou leitores de CD-ROM, opte pelo SCSI, pois permite até sete periféricos e, apesar dos dois padrões suportarem até 8,4 Gbytes, no padrão E-IDE, o maior disco fabricado é de 2,1 Gbytes. Na prática, o E-IDE tem baixo custo, é mais fácil de usar e mais indicado para ambientes de mesa -além de eliminar o limite de 528 Mbytes, imposto pelo DOS.

Texto Anterior: Definição dos tipos de memória do PC
Próximo Texto: Ajuste de scanner colorido
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.