São Paulo, quarta-feira, 8 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Evangelho de Mateus chega em CD-ROM

FERNANDO ALTEMEYER JÚNIOR
ESPECIAL PARA A FOLHA

O CD-ROM "Evangelho de Jesus Cristo Segundo Mateus", programa bíblico em português, deveria apresentar maior número de informações e referências bíblicas mais atualizadas e amplas.
Os textos de introdução e de apoio e os comentários não são ecumênicos e têm erros de revisão.
A primeira opção do CD contém todo o Evangelho de Mateus, dividido em capítulos e versículos.
Principiantes terão dificuldades práticas no uso do texto, pois dá para confundir o número do versículo com os números das notas de rodapé, já que são do mesmo tamanho, embora de cores distintas.
Imprecisões
Na introdução geral da obra, afirma-se que 1996 é ano litúrgico dedicado ao Evangelho de Mateus, mas não se explica que isso é para as igrejas católicas de rito latino.
Senti falta de uma chave de leitura mais crítica e de mais detalhes relevantes sobre o texto.
Há imprecisões na linha do tempo, como a data da morte de Jesus -não foi em 33 d.C., mas em 30 d.C. Alguns nomes estão escritos incorretamente, como selêucidas -uma das dinastias que dominaram Israel no período grego.
Existe um conjunto de 55 fotos escolhidas aleatoriamente, muitas delas plenamente dispensáveis.
Os dois mapas de Israel são difíceis de visualizar. Em um gráfico que pretende demonstrar a divisão social à época de Jesus, aparece a palavra "ninguenzada", muito vulgar e que não corresponde ao termo "am-ha-aretz" -em hebraico, gente da terra.
Nesse gráfico não aparecem os romanos, Pilatos, os herodianos, essênios e tampouco os zelotas.
Ficamos sem saber qual tradução serviu de base para o texto, o que empobrece seu uso por estudiosos e religiosos engajados.
Pinturas e paisagens
No glossário, encontramos 90 verbetes, 27 personagens e 6 contextos históricos. Os quadros de pintores famosos e as paisagens atuais são bem delineados e ilustram bem o texto sagrado. A voz do locutor é audível e clara.
As orientações gráficas são visíveis e diretas. Há possibilidade de encontrar palavras e conjuntos de textos por meio da opção Buscar, o grande recurso desse CD.
Para crianças e adolescentes é um bom começo, mas continuo aguardando um CD-ROM em português que inclua os outros três Evangelhos, para os confrontos e sinopses úteis e necessários.
O programa foi instalado facilmente em meu PC 486 de 100 MHz e 8 Mbytes de memória RAM.

O padre Fernando Altemeyer Jr., 39, é mestre em teologia.

Onde encontrar - ATR Multimídia: tel. (021) 286-5889

Texto Anterior: Educar'96 começa dia 14
Próximo Texto: CD e rede têm textos bíblicos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.