São Paulo, quarta-feira, 8 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CD expõe a mente dos assassinos

Obra lista 'serial killers'

MAURICIO STYCER
DA REPORTAGEM LOCAL

O que passava pela cabeça de Jeffrey Dahmer, o "canibal" de Milwaukee, enquanto matava, retalhava e guardava pedaços de algumas de suas 15 vítimas no freezer?
Tentar responder a perguntas como essa é a pretensão de "Mind of a Killer" (Mente de Assassino), um CD-ROM ao mesmo tempo informativo e divertido sobre o mundo dos criminosos seriais.
Objeto de inúmeros livros, estudos e até de uma divisão especial do FBI (a Polícia Federal dos EUA), o assassinato em série é um tema que fascina os norte-americanos desde o século passado.
"Mind of a Killer" explora as possibilidades multimídia do assunto, oferecendo relatos filmados (80 minutos de vídeo), imagens (350 fotos) e textos (a íntegra de quatro livros) relacionados à inexplicável compulsão de matar.
Imagens "fortes"
O usuário é convidado a participar até da edição do CD. Ao instalar o produto, é indagado se deseja que as cenas consideradas mais fortes sejam omitidas.
Trata-se apenas de uma precaução, já que não se vê nenhuma imagem mais chocante que as exibidas todo dia nos telejornais.
"Mind of a Killer" é dividido em oito grandes seções. A principal é a que analisa 14 casos famosos.
Em "Criminologia", quatro especialistas -dois ex-agentes especiais do FBI e dois psiquiatras- definem o objeto do estudo. Em "Psicologia", eles tentam investigar a psique dos matadores.
Nesse ponto, o CD se revela pluralista ao abrigar duas definições conflitantes sobre "serial killer".
Para o ex-policial Robert Ressler, "serial killer" é o sujeito que cometeu pelo menos três assassinatos, em diferentes épocas e locais, de forma premeditada.
A psiquiatra Helen Morinson diz que é preciso matar ao menos dez pessoas, com requintes de crueldade e de forma ritualística, para ser visto como um assassino serial.
Categorias
"Mind of a Killer" também ensina (sempre em inglês) que há pelo menos três categorias de homens que matam a granel.
1)"Matador em série": é o que mata vários ao longo do tempo.
2)"Assassino frenético": é o sujeito que mata vários em consequência de uma mesma ação, como um assalto, por exemplo, no qual morrem o guarda do banco, um refém usado na fuga e um pedestre que passava por ali.
3)"Assassino em massa": é o sujeito que mata inúmeras pessoas num mesmo local, de uma só vez.
Segundo o ex-agente do FBI Robert Hazelwood, há hoje 36 matadores em série soltos nos Estados Unidos. Segundo ele, é impossível calcular quantas pessoas foram mortas por "serial killers" no país.

Texto Anterior: Chega ao país linha de utilitários para 'Notes'; TouchStone anuncia o 'CheckIt Diagnostic Kit'; Brasoftware oferece promoção Vale-Idade; Atualizar 'OmniPage' fica R$ 557 mais barato
Próximo Texto: Conheça alguns casos célebres
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.