São Paulo, quarta-feira, 8 de maio de 1996
Texto Anterior | Índice

Época, vida e obras de Corot são mostradas no computador

MARCELO REZENDE
DA REPORTAGEM LOCAL

O maior dos crimes cometidos contra o pintor francês Jean-Baptiste Camille Corot (1796-1875) foi o esquecimento.
A última grande exposição de seus trabalhos aconteceu em 1936.
A atual mostra de suas obras, que acontece até o dia 27 de maio no Grand Palais, em Paris, em comemoração ao seu bicentenário de nascimento, e o CD-ROM "Corot, Peintre de la Lumière", reparam de forma magistral a injustiça.
Lançado pela "Vilo Multimidia-Somogovy, Éditions D'art" -como um subproduto da exibição francesa-, o CD-ROM tenta dar conta, por meio da análise de 90 obras, da genialidade de Corot.
Dividido em quatro áreas, que trazem sua vida e época, jogos de adivinhação com seus quadros -passando por um mergulho em suas influências- e um passeio detalhado em suas obras, "Corot" dá conta de sua ambição.
O CD (R$ 68) revela o pintor para quem não o conhece e enriquece o fanático por suas cores e formas.
Ao encontrar um quadro -que pode ser visto em detalhe ou em tela cheia-, o usuário saberá o que acontecia na Europa quando foi pintado (e os principais autores e pintores do período).
Conhecerá uma bibliografia básica sobre Corot e uma lista das maiores exposições já feitas de seu trabalho. Um mapa-múndi localiza museus que possuem quadros do pintor em seus acervos.
Van Gogh
Outra novidade francesa é "Van Gogh", CD-ROM da Hazan (R$ 56). Ao contrário de "Corot", não pretende ser definitivo, mas sim servir como ilustração a um livro que o acompanha. Uma coletânea das obras de Van Gogh serve para dar conta de sua vida atribulada.
O CD contém o básico: obras que podem ser vistas em detalhe e informações básicas sobre seu autor.

Onde encontrar - Livraria da Vila: tel. (011) 814-5811

Texto Anterior: Autor fez 'JFK Assassination'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.