São Paulo, sexta-feira, 10 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inflação salta para 0,79% na 1ª prévia

DA REPORTAGEM LOCAL

A primeira prévia do IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) de maio mostra que os preços subiram 0,79%, segundo a Fundação Getúlio Vargas. A primeira prévia de abril mostrou queda de 0,11% nos preços.
A taxa, divulgada ontem no Rio, é relativa ao período de 21 a 30 de abril em comparação à média de 21 de março a 20 de abril. A segunda prévia do mês será divulgada dia 20, e o índice final, no dia 30.
O IGP-M é composto pelo IPA (Índice de Preços por Atacado), que subiu 0,46% na primeira prévia; pelo IPC (Índice de Preços ao Consumidor), que aumentou 1,55%; e pelo INCC (Índice Nacional de Custo da Construção), que teve alta de 0,08%.
Individualmente, os itens que mais subiram foram transportes (4,52%), vestuário (1,88%) e saúde e cuidados pessoais (1,54%).
O IPC é calculado com base na Pesquisa de Orçamento Familiar de 1992/93, abrangendo as famílias com renda entre R$ 100 e R$ 3.300 no Rio de Janeiro e em São Paulo.
A divulgação das prévias permite acompanhar o comportamento dos preços, facilitando a formação de expectativas quanto ao valor final do índice. Entretanto, a FGV adverte que a coleta de preços não é uniforme ao longo de todo o mês e o próprio comportamento dos preços não é constante.
Por isso, as prévias não devem ser usadas para uma projeção automática do índice final.

Texto Anterior: Governo libera o crédito parcelado
Próximo Texto: Dieese registra alta de 1,14%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.