São Paulo, sexta-feira, 10 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bélgica barra líder antiimigração

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O principal líder direitista da Áustria, que usa o discurso antiimigração como sua principal plataforma, foi detido durante quatro horas pelas autoridades do aeroporto de Bruxelas sob a suspeita de tentar entrar ilegalmente na Bélgica.
Jörg Haider, líder do Partido da Liberdade, foi a Bruxelas anteontem para assistir à final da Recopa de futebol, entre os times do Rapid, de Viena, e Paris Saint-Germain.
Como havia esquecido o passaporte, Haider foi confinado pelas autoridades belgas em uma sala repleta de imigrantes ilegais.
'Experiência multicultural'
"Havia gente de todas as partes do mundo", disse Peter Westenthaler, um assessor de Haider. "Ficamos sentados junto a senegaleses, africanos negros e nigerianos, e de alguma forma todos eles foram liberados antes de nós. Foi uma experiência multicultural que nunca esqueceremos", disse o porta-voz, sem explicar se tinha considerado tal experiência agradável.
Haider e seu assessor só foram liberados devido à influência da Embaixada da Áustria em Bruxelas. Apesar do tempo retido, o líder direitista conseguiu chegar ao estádio na hora. O time austríaco perdeu de 1 a 0.

Texto Anterior: Alemanha julga um neonazista dos EUA
Próximo Texto: Investigação nega tese de vôo no Pólo Norte; Cientista japonês é assassinado nos EUA; Israel pede fim de força da ONU no Líbano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.