São Paulo, sábado, 11 de maio de 1996
Próximo Texto | Índice

Dia das Mães puxa as vendas de maio

MÁRCIA DE CHIARA
DA REPORTAGEM LOCAL

As vendas deram um salto na semana do Dia das Mães. A consulta ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), que indica o volume de negócios a prazo, cresceu 30,2% nos primeiros nove dias de maio em relação a igual período de 95, segundo a Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
Desde o início do mês, a tendência era um volume crescente de vendas, mas não nessa proporção. Até o último domingo, por exemplo, o SPC registrava um acréscimo de 13,9% no número de consultas recebidas em maio na comparação com o mesmo período do ano passado.
A venda à vista também reagiu. Entre 1º e 9 de maio, as consultas ao Telecheque tiveram um acréscimo de 20,6% sobre igual período de 95. Até domingo, esse número estava 3,6% abaixo do mesmo período do mês passado.

Greve
"O movimento se acelerou nesta semana e a greve de ônibus não afetou o comércio", diz Emílio Alfieri, economista da ACSP.
Segundo ele, a reação é reflexo do alongamento dos prazos do crediário e do pagamento do salário que ocorreu nesta semana.
Mas, para o economista, o faturamento do Dia das Mães deve crescer, no máximo, 10% em relação à mesma data do ano passado, ficando abaixo do aumento registrado até ontem no número de consultas ao SPC e ao Telecheque.
É que, segundo Alfieri, o crescimento mais significativo de vendas está ocorrendo no setor de eletroeletrônicos, especialmente no segmento de eletroportáteis, devido ao aumento dos prazos e a redução dos juros do crediário.
Nos demais segmentos, segundo a FCESP, as vendas estão 20% inferiores ao mesmo período ao Dia das Mães do ano passado.

Lojas
O Ponto Frio e a Loja Cem, duas redes especializadas em eletroeletrônicos, confirmam o acréscimo nas vendas.
"Estamos faturando 20% mais em relação ao ano passado. Este Dia das Mães está sendo o melhor dos últimos três anos", diz Natale Dalla Vecchia, sócio da Loja Cem.
A rede deve faturar neste mês R$ 30 milhões. A venda em até 18 vezes responde por 75% do total.
Albert Arar, diretor do Ponto Frio, diz que está faturando 10% mais neste mês sobre maio de 95.
Para as lojas de vestuário, o quadro não é tão positivo. Michel Hollander, diretor da Modélia, especializada em roupas femininas, diz que as vendas neste mês estão iguais a maio do ano passado.
"A falta de frio está atrapalhando os negócios nesta semana."
Nos shoppings, o movimento é crescente desde quarta-feira.
No Eldorado, o movimento de veículos até onteontem era 17% maior em relação a 95.
Os lojistas dos shoppings Paulista e West Plaza estão vendendo de 3% a 4% mais que no ano passado. No Plaza Sul, o acréscimo de vendas é de 7,8%.

Próximo Texto: Acompanhante fiel; Negócio do Brasil; Negócio da China; Sem reservas; Peugeot demite; Alta anunciada; Razões alegadas; Versão inglesa; Outro rótulo; Recém-chegado; Boas-vindas; Martelo em baixa; Objetos do desejo; Gelo estatal; Fora de casa; Novos sócios; Categoria especial
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.