São Paulo, sábado, 11 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inflação cai em maio, após alta em abril

MAURO ZAFALON
DA REDAÇÃO

Após forte aceleração em abril, a taxa de inflação dos paulistanos começa a recuar em maio. Na primeira quadrissemana, ou seja, nos últimos 30 dias terminados em 7 de maio, o aumento médio dos preços em São Paulo foi de 1,51%, contra 1,62% no mês anterior.
"A redução foi pequena, mas deve continuar nas próximas semanas", afirmou Heron do Carmo, coordenador do IPC (Índice de Preços ao Consumidor) da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
Heron do Carmo diz que o cenário de incertezas para maio não deve se confirmar. Ele prevê taxa de 1,2% para o mês. Algumas previsões apontam para 1,5%.
Moda outono-inverno
Entre os setores pesquisados pela Fipe, só o de vestuário mostrou tendência de alta nos preços, devido à chegada da coleção outono-inverno. Os preços subiram 6,04%, puxados principalmente por roupas de mulher (11,38%).
A aceleração da taxa, no entanto, já é menor do que a registrada nas semanas anteriores, diz Heron.
Cigarros e planos de saúde também puxarão a taxa para cima. No caso de cigarros, a pressão é certa, após o aumento médio de 10% para consumidores.
Já os planos de saúde vão pesar pouco no índice da Fipe, pois os aumentos serão diluídos no índice de junho, diz Heron.

Texto Anterior: BBC lança serviço de satélite digital
Próximo Texto: Índice da Bolsa paulista perde o fôlego
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.