São Paulo, domingo, 12 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeito de Curitiba discorda de Maluf

Os dois mostraram opiniões contrárias

CLAUDIO AUGUSTO
DA REPORTAGEM LOCAL

Para o prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PDT), o modelo de gestão urbana da capital do Paraná pode ser utilizado em São Paulo.
Paulo Maluf (PPB), prefeito da capital paulista, não pensa assim. "Evidentemente, você não pode comparar uma cidade de 1,5 milhão de habitantes com uma de 18 milhões. Sim, porque voando de avião você não vê diferença entre São Paulo e Santo André. É tudo uma coisa só. Os problemas são maiores", disse Maluf.
No seminário sobre gestão urbana realizado nesta semana em São Paulo, Greca tentou evitar polêmica com Maluf, mas fez críticas ao prefeito paulistano.
"Mas eu não falaria essa frase", afirmou Greca, comentando o episódio no qual Maluf disse que engarrafamento é sinal de progresso.
Segundo Greca, em Curitiba as obras são planejadas para que o número de desapropriações seja o mínimo possível.
Em São Paulo, Maluf gastou R$ 100 milhões em desapropriações para construir a nova avenida Faria Lima (zona oeste).
Durante sua exposição, Greca afirmou que o correto é condicionar o adensamento de uma área à existência de infra-estrutura.
Maluf quer mudar a lei de zoneamento para permitir a construção de prédios mais altos e adensar a região central da cidade.
Ermínia Maricato, professora da USP (Universidade de São Paulo) e integrante do governo Erundina, acha que a proposta de Maluf favorece o capital imobiliário em detrimento da qualidade de vida.
"Isso é uma proposta, não é uma definição", disse Maluf sobre o adensamento da região central.

Texto Anterior: 'Jerusalém é mais segura que São Paulo'
Próximo Texto: Aeroportos da AL lideram em acidentes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.