São Paulo, domingo, 12 de maio de 1996
Texto Anterior | Índice

Faltam equipamentos e preparo

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Um dos mais graves acidentes aéreos ocorridos na América Latina aconteceu em dezembro passado, quando um avião da American Airlines caiu quando tentava aterrissar em Cali, na Colômbia.
Na queda seguida de explosão, morreram 159 das 163 pessoas que estavam a bordo.
As investigações preliminares revelaram como possíveis causas do acidente a ausência de um radar adequado às condições climáticas do momento e a falta de entendimento entre a tripulação do avião da American Airlines -que falava inglês- e os controladores de vôo e responsáveis pela torre do aeroporto colombianos.
Croácia
Em relação ao acidente ocorrido no mês passado na Croácia com um avião oficial do governo norte-americano as primeiras conclusões não são muito diferentes.
Na queda, morreu o então secretário de Comércio dos Estados Unidos Ron Brown.
Segundo peritos de empresas privadas que investigam o caso, as principais causas do acidente podem ter sido falhas técnicas nos equipamentos disponíveis em terra para auxílio dos pilotos e o precário estado em que se encontra o aeroporto.
Em ambos os casos, na Colômbia e na Croácia, ainda prosseguem as investigações sobre o que teria motivado os acidentes. Nenhum laudo oficial foi divulgado.

Texto Anterior: Aeroportos da AL lideram em acidentes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.