São Paulo, domingo, 12 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Futebol feminino peregrina pelo Brasil

RODRIGO BERTOLOTTO
DA REPORTAGEM LOCAL

A seleção feminina de futebol prepara-se para a Olimpíada de Atlanta peregrinando pelo interior do país atrás da ajuda de prefeituras e clubes.
O itinerário das jogadoras já passou por seis cidades paulistas (Águas de Lindóia, Rio Claro, Capivari, Campinas, Indaiatuba e Monte Alegre do Sul) e uma mineira (Monte Simão).
A rota inclui ainda Itaporanga (SP) antes de as jogadoras se tornarem os primeiros membros da delegação olímpica do Brasil a chegar aos EUA, dia 14 de junho.
As prefeituras vêm garantindo a hospedagem, alimentação, transporte, além da cessão de campos e piscinas para treinamento.
A Sport Promotion, empresa que detém os direitos de transmissões dos jogos do time, calcula em US$ 1 milhão o custo da preparação.
As jogadoras acabaram por se adaptar com as andanças.
"Em cada cidade, eu arrumo uma paquera nova", diz a lateral-esquerda Fanta, que rompeu um noivado no Rio de Janeiro por falta de tempo para visitar o noivo.
A seleção treina desde novembro do ano passado visando a Atlanta.
Já passaram seis meses de preparação sobre as ordens do técnico José Duarte (leia texto abaixo).
O time teve apenas um mês de descanso -fevereiro- e uma nova folga só acontece antes da viagem ao Estados Unidos.
Lá, a delegação se instala em Rapid City, em Dakota do Sul, onde fará sua adaptação ao clima que encontrará em Washington e Birmingham, sedes do grupo do Brasil, Alemanha, Noruega e Japão.
O primeiro jogo das brasileiras será no dia 21 de julho contra a campeã mundial, a Noruega.
No outro grupo, com sede em Miami e Orlando, jogam EUA, China, Dinamarca e Suécia.
Ao contrário do masculino, a competição feminina não tem limite de idade. As federações européias bem que pediram a restrição etária para atletas até 23 anos, mas prevaleceu a vontade dos EUA.
O Brasil se favoreceu com isso, já que só duas das titulares da equipe se encaixariam nesse limite: a meio-campista Formiga, 18, e a atacante Pretinha, 20.

Texto Anterior: Santos; América
Próximo Texto: Bel fica fora da Olimpíada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.