São Paulo, segunda-feira, 13 de maio de 1996
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Avaliação reprova 5 escovas de dentes

DANIELA FERNANDES
ESPECIAL PARA A FOLHA

Um teste realizado pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) analisou 22 escovas de dentes e classificou duas marcas como ruins e três como regulares.
Segundo o Idec, as escovas foram testadas de acordo com arredondamento das cerdas, tamanho da cabeça e embalagem.
As cerdas de cinco escovas foram consideradas inaceitáveis por não possuírem pontas arredondadas.
Segundo dentistas, isso danifica a gengiva e tem efeito abrasivo sobre o esmalte dos dentes. Eles recomendam escovas com cabeça pequena, cerdas macias e de pontas arredondadas.
"Há um consenso por parte da comunidade odontológica de que o arredondamento das cerdas é um critério fundamental para a aceitação de uma escova", diz Paulo Capel Narvai, dentista e professor do Departamento de Prática de Saúde Pública da USP, que analisou as cerdas das escovas testadas.
O teste classificou oito marcas como muito boas (veja quadro ao lado). Algumas empresas fabricam escovas que estão entre as que tiveram melhor desempenho e outras consideradas ruins.
A Alcance Reach e a Alcance Reach Control, da Johnson & Johnson, foram classificadas como muito boas. A empresa produz ainda a Tek e a Tek Dupla Ação, que não têm cerdas arredondadas e foram classificadas como regular e ruim, respectivamente.
"Existem projetos em relação ao arredondamento das cerdas nas escovas Tek, porém sujeitos à manutenção de um preço competitivo no mercado popular", afirma Luiz Carlos Dutra Junior, gerente de assuntos públicos da empresa.
A Close Up Tonic, da Gessy Lever, foi apontada como regular por ter cerdas consideradas inaceitáveis. Ronald Rodrigues, diretor de assuntos corporativos da Gessy Lever, diz que "a escova obteve excelente resultado de arredondamento em avaliação da Associação Brasileira de Odontologia".
A dentista Ira Florence Castaldi diz preferir as escovas de marcas renomadas porque elas têm uma vida útil maior. "Há marcas boas que lançam modelos que não são muito adequados. A escova ideal deve ter cerdas macias e arredondadas, cabeça pequena e cabo anatômico. Essas especificações devem constar da embalagem".
Ira diz que as embalagens são de má qualidade. "Elas são de papelão ou de plástico cheio de cola. Não dá para transportar nem conservar a escova na caixa".
O brasileiro consome 0,8 escova de dentes por ano, diz Edson Leite de Oliveira, do Sipatesp, sindicato das empresas de perfumaria. "O consumo de produtos de higiene oral no Mercosul é a metade do da União Européia".

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