São Paulo, segunda-feira, 13 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Laboratório produz pílulas de rapadura para merenda escolar

FÁBIO GUIBU
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

Um laboratório de Recife começou a produzir pílulas de rapadura, doce típico do sertão nordestino feito com caldo da cana-de-açúcar- que serão usadas como complemento da merenda escolar de alunos da rede estadual.
"Além de um produto energético, a rapadura é fonte de vitaminas, sais minerais e ferro", afirmou o presidente do Lafepe (Laboratório Farmacêutico de Pernambuco), Antonio José Alves.
Segundo ele, a distribuição das pílulas aos alunos deve começar no segundo semestre letivo.
Atualmente, o complemento alimentar vem sendo testado em apenas uma escola. O objetivo, disse Alves, é determinar o tamanho, a quantidade e a embalagem ideais para os comprimidos.
"Hoje, produzimos pílulas de quatro tamanhos, com pesos que variam de 1 a 4 g", disse o presidente do Lafepe.
Para produzir os comprimidos, o laboratório, ligado ao governo do Estado, investiu cerca de R$ 100 mil em pesquisa, desenvolvimento do produto e compra de equipamentos, afirmou Alves.
As máquinas têm capacidade para produzir "de imediato" 40 mil pílulas por dia. Empresários italianos e portugueses já teriam interesse na importação.
O Lafepe também desenvolveu -e difundiu entre fabricantes do Estado- técnica de produção da rapadura em pó -e não em blocos, como é feito normalmente.
A rapadura em pó é vendida ao laboratório, que dá o formato industrial ao produto.

Texto Anterior: SC prepara mapa solar que vai evitar perda de energia
Próximo Texto: Estudantes alfabetizam 1.200 na BA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.