São Paulo, terça-feira, 14 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

México e UE estudam livre comércio

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A União Européia (UE) deu luz verde para a abertura de negociações sobre a criação de uma zona de livre comércio com o México.
A notícia foi divulgada ontem pelo ministro de Relações Exteriores da Espanha, Abel Matutes, após reunião de ministros do Exterior dos 15 países da UE, na qual foi aprovada a abertura de negociações oficiais com o México.
Os termos do acordo de livre comércio que passa a ser estudado pela UE não foram especificados.
A ata da reunião diz apenas que as negociações vão avançar no sentido de uma "liberalização progressiva e recíproca dos intercâmbios comerciais".
A decisão foi considerada uma vitória espanhola (além de mexicana). A Espanha defende a aproximação do bloco europeu com países latino-americanos.
O país que apresentou maior resistência na reunião foi a França.
Diplomatas mexicanos também se disseram satisfeitos com a decisão. O acordo de livre comércio com a UE causaria aumento de 20% das exportações mexicanas, disse o diretor do Banco de Comércio Exterior do México, Rafael Moreno Turrent.

Texto Anterior: Como legalizar fraudes e criar rombos
Próximo Texto: Estrangeiro deve entrar no seguro-saúde
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.