São Paulo, terça-feira, 14 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Feira de Genebra entra na multimídia

FATIMA MIRANDA NUNES
FREE-LANCE PARA A FOLHA, EM GENEBRA

A "10ª Feira Internacional do Livro" deste ano, em Genebra (Suíça), é uma celebração à multimídia.
Escritores, editores, homens da imprensa, da televisão, da publicidade, todos se voltam aos estandes dos computadores e à Internet, que ocupa um imenso quarteirão.
A coleção "Que Sais-Je" (O Que Eu Sei), editada pela Presses Universitaires de France, tem como último lançamento "Internet", de Arnaud Dufour, para quem só agora a consciência européia deixa de opor resistência à rede mundial de informação.
Pelo volume de lançamentos do último catálogo da editora Sybex, dá para acreditar em sua declaração. Só para iniciantes, por exemplo, a editora tem 30 títulos.
Mais espaço ao computador aparece igualmente na "Encyclopedia Universalis", acessível integralmente em CD-ROM.
No setor de dicionários, a Franklin Electronic Publishers inova, trazendo dentro da agenda eletrônica o "bookman" ROM Card, com mais de 20 opções bilíngues (Alemão/Inglês, Francês/Inglês etc.) intercambiáveis.
Assim, é possível adquirir o livro eletrônico para carregar no bolso cerca de 200 mil palavras e sua correta pronúncia e mais o "bookman" "Nutrição" ou "Cinema".
Gallimard
A tradicional Gallimard comparece com sua coleção de poesia de bolso (Poésie en Poche), que completa 36 anos, comemorados aqui com o relançamento dos poetas Yves Bonnefoy e René Char, muito lidos pelo público europeu.
A Gallimard apresenta ainda guias completos de viagem às principais cidades do mundo e a coleção Plêiade/Gallimard, que lista praticamente todas as obras completas dos principais escritores do século. O lançamento para este mês da Plêiade será Jacques Prévert, com "Oeuvres Complètes 2" (Obras Completas 2).
Há boas novidades da editora suíça Olizane, como os guias turísticos para Madagascar, Etiópia, Tailândia e Paquistão. E aparecem publicações de interesse local, como "Ski de Randonnée", para localidades da França (Haute-Savoie, Mont-Blanc) e Suíça (Valais Central, Haut Valais).
A mesma editora lança uma das melhores coleções de atlas, com excelentes fotografias que se dobram em cinco páginas. A coleção inicia suas publicações com destaque para lago Léman, Irlanda, Nepal, Paris e Genebra.
Lançamentos
Entre os escritores não-cosagrados destaca-se Marc Pasquet, 38 anos, nascido no Haiti. No thriller "Nègre Blanc" (Negro Branco), ele aventura-se pela África. O herói da história, inicialmente branco, mau-caráter e drogado, pouco a pouco aprofunda-se pela selva e vai mudando de cor.
No final do livro, revela-se um negro com profundo amor pela África. O livro é uma mistura de Tarantino e Castañeda
Entre os lançamentos, há ainda a comicidade de Christine Camporini em "Tiens, T'As Maigri" (Olha, Você Emagreceu) em que a autora aborda o eterno dilema de cortar lipídeos e carboidratos para manter a linha.

Texto Anterior: Jair Lanes mostra Bahia em tom rural
Próximo Texto: Coleção já tem 36 anos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.