São Paulo, quarta-feira, 15 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidade vai usar dinheiro digital

DA REDAÇÃO

Até o dinheiro vai ser informatizado em Atlanta. Você poderá pagar com chips bebidas, balas, jornais, pizza e entrada de cinema.
Atlanta será lugar do primeiro grande teste de amplo uso dos cartões inteligentes.
O sistema é semelhante ao dos cartões de banco, onde os dados do cliente são gravados em uma tira magnética.
No caso dos cartões inteligentes, os dados são guardados em microprocessadores, capazes de arquivar muito mais informações que a tarja magnética.
Os cartões inteligentes vêm sendo usados como identificação, substituindo crachás convencionais, e como moeda.
O cliente compra um cartão de US$ 10, por exemplo. Quando faz uma compra, o cartão é passado por uma máquina de leitura, que "retira" dos US$ 10 iniciais a quantidade gasta.
Esse é basicamente o sistema do Visa Cash, um projeto do cartão Visa e dos três maiores bancos do sudeste norte-americano -First Union Corporation, NationsBank e Wachovia Bank.
Segundo o sistema Visa, mais de 1,5 milhão de cartões deverão estar disponíveis em Atlanta. Poderão ser comprados nos bancos e em máquinas especiais e serão aceitos em mais de 1.500 estabelecimentos comerciais.

Texto Anterior: Trailer high-tech imprime os resultados
Próximo Texto: Internet é ponte para quem usa Mac
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.