São Paulo, quarta-feira, 15 de maio de 1996
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Nova geração de jogos surge na Internet

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

As empresas criadoras de software estão preparando uma nova geração de "multi-player games" -multijogos, games para vários jogadores.
Eles poderão ser jogados por centenas de pessoas, usando a Internet, em fantásticos mundos tridimensionais cuja existência se torna possível devido às mais novas tecnologias multimídia.
Poucos desses novos games já estão prontos, mas algumas empresas devem iniciar em breve testes on line em grande escala.
Também são esperados anúncios na feira de produtos eletrônicos que começa hoje em Los Angeles (leia texto na pág. 5-12).
Faturamento
Com a Internet se aproximando do status de meio de comunicação de massas, o faturamento dos multijogos on line pode chegar a US$ 1 bilhão até o ano 2001.
Essa é a avaliação de Dean DeBiase, presidente da ImagiNation Network (INN), uma rede de games baseados em DOS que está se preparando para lançar na Internet o serviço CyberPark.
Milhares de jogadores
Os games interativos existem há anos, mas, até agora, as opções que permitiam jogar com adversários humanos em situações realísticas eram limitadas.
Os jogadores que quisessem acesso a gráficos e imagens eram obrigados a conectar-se com redes isoladas, como a ImagiNation Network ou a MPGNet, ou então combinar com um amigo para jogar com modem ou por meio de uma conexão de rede de escritório.
Agora, os criadores de jogos estão usando os padrões abertos da Internet e sua arquitetura cliente-servidor.
Com isso, computadores individuais podem se ligar a uma máquina anfitriã para criar mundos on line que têm capacidade para suportar centenas ou milhares de jogadores ao mesmo tempo.
Componentes on line
Outra diferença é que os mundos de games tridimensionais baseados na Web -a parte multimídia da Internet- não desaparecem quando o jogador desliga seu computador, como acontecia com o "Doom" e outros multijogos games de primeira geração.
O analista da indústria Chris Sherman acredita que em pouco tempo as grandes empresas de games vão começar a acrescentar componentes on line a games baseados em CD-ROM ou disquetes.
Arco virtual
Sherman é o "publisher" da MultiMedia Wire, um serviço de notícias para a indústria interativa que lançou um endereço na Internet para jogadores de games, o GamePen (www.gamepen.com/).
"Você pode vender um game por US$ 50 ou US$ 75, depois você vende uma assinatura de um game on line ou uma missão capturável para sua simulação de avião ... ou vende flechas extras para os arcos virtuais de pessoas que estão jogando", disse Sherman.
Uma das primeiras empresas a lançar um multijogo é a Archetype que já tem um game em testes.
Reformulação
Por enquanto, 50 pessoas podem duelar no "Meridian 59" simultaneamente. Quando estiver pronto na Web, até várias centenas poderão jogar ao mesmo tempo.
A Origin Systems (www.ea.com/origin.html) ainda está escrevendo o "Ultima Online", um RPG baseado nos populares games "Ultima" para CD-ROM, da mesma companhia.
Quando estiver pronto, o Ultima Online vai incluir mais de 25 "cidades" e imagens de alta resolução, com qualidade igual à encontrada em games isolados, segundo o produtor Starr Long.
Devido à Internet, a ImagiNation Network (INN) está reformulando todos seus games anteriores.
A INN, que tem cerca de 50 mil assinantes, está saindo totalmente do ramo on line para criar games que podem ser incluídos em serviços comerciais on line.
Tudo isso além do CyberPark Web, que contará com "bairros" para diferentes tipos de games, além de murais de recados, salas de bate-papo e eventos.

Tradução de Clara Allain.

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