São Paulo, quinta-feira, 16 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

As regras do jogo

MOACYR SCLIAR

- Senhor diretor, quero fazer uma queixa. O colega aqui não respeitou as regras do jogo. Fui passado para trás, senhor diretor. Era a minha vez de fazer o enterro, e eu fui passado para trás. Como se diz na gíria, ele papou o defunto.
- O que o colega não disse, senhor diretor, é que na semana retrasada foi ele quem me passou para trás. O defunto era meu e ele tomou conta.
- Mas isso porque, senhor diretor, no mês passado tive prejuízos. Só dava enterro de pobre, senhor diretor. Quando aparece um defunto bem de vida -quer dizer, um defunto cuja família está bem de vida- eu tenho direito de me ressarcir, não tenho? Além do mais, o enterro acabou me dando prejuízo. O falecido era um homem grandalhão, gordo. Fui ajudar a carregá-lo e adivinhe o que aconteceu: dei um mau jeito nas costas, fiquei com uma hérnia de disco e tive de passar vários dias em casa. Essas coisas também tem de ser levadas em conta, senhor diretor. E tem mais uma coisa: eu sei que o colega aqui anda espalhando histórias a meu respeito. Só porque moro com uma senhora com quem não sou casado, ele diz que levo uma vida pecaminosa e que enterro feito por mim resultará em inferno na certa. O senhor acha que isso é rodízio justo, senhor diretor? O senhor acha que as regras do jogo estão sendo respeitadas?
- Quem não respeita as regras do jogo, senhor diretor, é o colega aqui. Ele diz para todo o mundo que os caixões dele são do modelo mais avançado, que são refrigerados e tem até sistema de som. O que é mentira. Isso para mim é concorrência desleal, senhor diretor.
- Desleal é você, caro colega. Mas você não perde por esperar. Já dei ordens à minha mulher: quando eu falecer, e se for a sua vez no rodízio, quero ser enterrado em outra cidade. Qualquer cidade. Mais: na minha lápide vai constar uma advertência contra aqueles que não respeitam as regras do jogo. Farei de minha morte um protesto, senhor diretor. E espero que daí em diante o rodízio funcione.

Texto Anterior: Prefeitura assume Santa Casa em SP
Próximo Texto: Idade e cirurgia plástica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.