São Paulo, quinta-feira, 16 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VisaNet sai às ruas para unificar a rede

Empresa recredencia 280 mil estabelecimentos

MILTON GAMEZ
DA REPORTAGEM LOCAL

A Rede Visa inicia hoje uma operação de guerra para unificar a rede de 280 mil estabelecimentos credenciados por vários bancos em todo o país.
Dona de metade do mercado brasileiro de cartões de crédito, com 7,5 milhões de usuários, a Visa colocará na rua, em 80 cidades brasileiras, cerca de 200 fiscais para visitar lojas, hotéis e outros estabelecimentos filiados.
O objetivo das blitze é uniformizar o atendimento aos usuários, trocando os decalques fixados pelos bancos nos estabelecimentos -como Bradesco Visa, Real Visa, Nacional Visa e Ourocard Visa- por um plástico único com o selo da marca internacional.
"Agora, a rede credenciada é uma só. Todos os portadores de cartões Visa deverão ser atendidos sem restrição, qualquer que seja o banco emissor", diz Reginaldo Zero, presidente da VisaNet.
Executivo "roubado"
A VisaNet é uma empresa recém-montada pelos bancos e pela Visa para gerenciar as transações com os cartões (US$ 6,5 bilhões previstos até o final do ano) e a rede de estabelecimentos conveniados.
Zero foi "roubado" pela empresa da American Express, onde trabalhou nos últimos 16 anos.
Os bancos estão investindo US$ 80 milhões na VisaNet. A companhia herdou uma rede de 45.000 pontos eletrônicos de venda (POS, na sigla em inglês) em 280.000 estabelecimentos conveniados.
Após as blitze, esse número deve baixar para 210.000, pois estabelecimentos inativos com o selo Visa serão descredenciados.
O Bradesco, maior emissor da Visa, com 1,8 milhões de portadores, terá 40,5% da empresa. Os outros acionistas principais são Banco do Brasil (27,8%), Banco Real (10,5%) e a própria Visa International (10%).
A VisaNet vai substituir os diversos terminais eletrônicos nos estabelecimentos por uma única máquina, facilitando a rotina dos lojistas, comerciantes e prestadores de serviços, afirmou Zero.
A taxa de desconto, cobrada pela VisaNet sobre o valor dos pagamentos com o cartão, deverá subir ao longo do tempo. Dos atuais 2,4%, em média, a taxa poderá passar para 2,7% ao final deste ano, prevê Zero.
Em contrapartida, a empresa passará a reembolsar os estabelecimentos antes dos prazos atuais, de 30 dias após a venda.

Texto Anterior: Trabalhadores bloqueiam a Anchieta
Próximo Texto: Metalúrgicos do ABCD lançam cartão de crédito no domingo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.