São Paulo, quinta-feira, 16 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Arsênico e Alfazema" zomba da velhice

ELVIS CESAR BONASSA
DA REPORTAGEM LOCAL

Duas boas velhinhas, comovidas com a solidão das pessoas, oferecem quartos de pensão para quem vive sozinho. Como serviço suplementar, acabam com essa solidão dos hóspedes. Elas os matam.
O enredo da comédia "Arsênico e Alfazema", que estréia hoje em São Paulo, já é conhecido. O texto, clássico, foi adaptado para o cinema por Frank Capra com o nome de "Este Mundo É um Hospício". Cary Grant fazia um dos papéis.
O diretor Roney Fachini baseou sua montagem teatral na obra de Capra. "Peguei o filme e pus no palco", afirma. Durante os ensaios, assistiu 36 vezes ao filme, acompanhado pelos atores.
Não é por essa razão que a peça será uma mera transposição da tela para o palco, ainda que isso fosse possível. A adaptação, feita por Alexandre Reinecke, diminuiu a duração e deu, segundo o diretor, maior velocidade à montagem.
"Demos um ritmo moderno à encenação, ela é rápida", diz Fachini. Com a adaptação, a peça caiu de 3 horas para 1 hora e meia.
O diretor diz que se preocupou muito com cenário e figurinos, para recriar o ambiente original. Ao lado disso, inseriu efeitos sonoros e de luz que lembram o cinema.
Como curiosidade, Fachini diz que "Arsênico e Alfazema" foi encenada pela primeira vez na Broadway , nos anos 30, como drama. Mas a platéia riu tanto que o autor reescreveu o texto, transformando-o de vez numa comédia.

Peça: Arsênico e Alfazema, de Joseph Kesselring
Direção: Roney Fachini
Com: Ilana Kaplan, Patrícia Gaspar, Alexandre Reinecke, Rodrigo Lopez, Renato Caldas, Fábio Herford, Henrique Stroeter, Adriana Fonseca
Onde: Teatro João Caetano (rua Borges Lagoa, 650, tel. 011/573-3774)
Quando: estréia hoje às 21h; quinta a sábado às 21h e domingo às 20h
Quanto: R$ 8

Texto Anterior: Cerveny trabalha imaginário cristão
Próximo Texto: Óperas reinauguram Pedro 2º
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.