São Paulo, quinta-feira, 16 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pêra encena a cantora lírica Maria Callas

ELVIS CESAR BONASSA
DA REPORTAGEM LOCAL

Marília Pêra já foi, nos palcos, Dalva de Oliveira e Carmen Miranda. Agora ensaia a soprano grega Maria Callas, na peça "Master Class", de Terrence McNally, com estréia prevista para 11 de julho, no Cultura Artística.
"Ela foi a primeira grande atriz de ópera", diz Marília. Genial como cantora e absolutamente geniosa na vida, Callas possuía um temperamento "terrível", na definição da atriz, e amores difíceis.
"Ela se casou com um homem 26 anos mais velho. Depois, se apaixonou pelo milionário Onassis, que a trocou publicamente por Jacqueline Kennedy", conta a atriz, que se interessou pela vida de Callas já há 15 anos.
O amor com Onassis incluiu uma gravidez, abortada por exigência do multimilionário.
A peça é baseada em aulas de canto dadas por Maria Callas entre dezembro de 1971 e fevereiro de 1972.
Enquanto enfrenta seus alunos, irritada com medíocres, incomodada com os talentosos, a cantora rememora sua vida.
"Ela dizia o que pensava, não havia quem chegasse perto. Nas aulas aparece todo o ressentimento com a juventude e as belas vozes", segundo Marília. Callas morreria cinco anos depois, em 77 -exatamente um mês após a morte de Onassis.
Como professora, na peça, a personagem Callas não canta. Em certas passagens, serão usadas gravações da cantora.
Mas Marília Pêra afirma que não vai resistir a soltar um pouco a voz em alguns momentos. "Eu vou dar uns agudos", diz a atriz.
A direção é de Jorge Takla. Com um orçamento por enquanto em torno de R$ 500 mil, ele diz que pretende fazer uma superprodução -pelo menos para os moldes brasileiros.
Mesmo com um enredo dramático, a peça funciona como comédia. "Em Nova York, a platéia morria de rir", diz Marília.
(ECB)

Texto Anterior: Peça retrata sofrimento e arte de Frida
Próximo Texto: Gilberto Mendes toca em SP e lança CD
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.