São Paulo, sexta-feira, 17 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Despenca a venda de carros importados

DA REPORTAGEM LOCAL

As vendas de carros importados caíram de 67.872 nos primeiros quatro meses de 1995 para 25.235 no mesmo período de 96, uma queda de 62,8%.
Os preços dos produtos importados foram elevados a partir de abril de 95, quando o governo estabeleceu uma alíquota de importação para carros de 70%.
Em abril de 96, as importadoras venderam 6.228 carros, o que significou uma queda de 10,22% em relação a março de 96.
O presidente da Abeiva (Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores), José Carlos Gandini, explica a queda em abril "exclusivamente pela greve dos funcionários da Receita Federal ocorrida no mês passado".
Tarifa estável
Gandini diz que o setor não tem qualquer tipo de expectativa em relação a uma eventual redução da alíquota de importação.
Ele diz que o setor não tem qualquer tipo de expectativa em relação a uma eventual redução da alíquota de importação decorrente de sanções da Organização Mundial do Comércio (OMC), por causa de pressões de países como Japão e Coréia.
"Trabalhamos com a realidade de mercado e caso haja em algum momento redução do imposto de importação será lucro", diz.
Nenhum carro
Importadoras de veículos como o Subaru não venderam um único carro no período janeiro a abril deste ano, contra 1.328 na mesma época do ano passado.
O presidente da Abeiva afirma que algumas empresas não venderam carros importados este ano, pois só agora estão recebendo "estoques de veículos novos".
Entre as marcas que não venderam nenhum veículo em abril, estão Subaru, Suzuki, Bentley, Bugatti, Chrysler, Dacia, Lamborghini, Porsche, Rolls Royce e Yugo.
Segundo a Abeiva, a participação no mercado interno dos carros importados representavam 11,9% no período janeiro a abril de 1995, declinando para 5,0% no mesmo período de 96.
Segundo a Abeiva, a marca mais vendida em abril foi a Asia Motors, com 1.285 unidades. Na sequência aparecem Hyundai (835), Mercedes-Benz (725), Peugeot (652) e Renault (552).
Entre os modelos, a liderança ficou com o Asia Motors Towner (863 unidades), seguido de Hyundai H100 (470), Renault R19 (461), Asia Motors Topic (421) e Mercedes-Benz MB 180D (417).

Texto Anterior: Dissidentes do ABC criam novo órgão
Próximo Texto: Estoque das revendas vale R$ 1,6 bi
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.