São Paulo, sexta-feira, 17 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Segredo muito bem guardado

ESPECIAL PARA A FOLHINHA

A reciclagem das garrafas de refrigerante é nova no Brasil. Nos Estados Unidos, ela já acontece há muito tempo.
A Folhinha visitou a Recipet e a Ecofabril. Essas indústrias gastaram muito tempo e dinheiro desenvolvendo máquinas para reciclar o PET. Por isso, não permitem visitas. Guardam seus segredos a sete chaves.
A Recipet é uma empresa do grupo Rhodia-Ster e funciona há um ano, em Indaiatuba (São Paulo), numa área de 12 mil metros quadrados.
A empresa gastou 8 milhões de dólares para montar a fábrica e fazer a reciclagem do plástico jogado no lixo pelas pessoas e pelas indústrias.
A Recipet montou sua fábrica no centro da cidade, para provar que a reciclagem não é uma atividade suja, como o lixo. Do lado de fora da Recipet não se escuta o barulho do maquinário.
A Recipet recebe cerca de 1.200 toneladas -ou cerca de 300 elefantes- de garrafas PET por mês. É a fábrica que recicla a maior quantidade de PET na América Latina.
Ecofabril
A Ecofabril funciona, desde 95, perto de Jundiaí (SP). Pertence a um grupo de empresas de Jundiaí. Uma dessas empresas é uma indústria têxtil, que faz cobertores e edredons usando as fibras feitas de plástico.
Foi a partir daí que surgiu a idéia de fazer a reciclagem do PET, para transformá-lo em fibra e usá-lo na fábrica.
O PET reciclado parece algodão e pode ser transformado em fios para fazer tecidos, mantas ou enchimento de edredons e travesseiros. A Ecofabril recebe por mês 350 toneladas de PET para reciclar.
Arteplas
A Arteplas tem 25 anos e é uma das mais antigas recicladoras do país. Ela fica em Itajaí, Santa Catarina.
Há dez anos ela trabalha com PET reciclado. Recebe 600 toneladas de garrafas por mês para fazer vassouras e cordas que são vendidas no Brasil e nos Estados Unidos.
Essas fábricas acham que a reciclagem do PET, além de ajudar o meio ambiente, é um negócio que dá dinheiro. Elas estão aumentando suas instalações e pesquisando como usar melhor o PET
reciclado. (LIDIA CHAIB)

Texto Anterior: Por que a coleta seletiva ajuda o meio ambiente
Próximo Texto: Como o PET é reciclado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.