São Paulo, sexta-feira, 17 de maio de 1996
Texto Anterior | Índice

Jeans de garrafa

Com o aumento da população nas grandes cidades e com o consumo de produtos descartáveis, o lixo virou um problema sério.
A cidade de São Paulo produz 12 mil toneladas de lixo por dia. Isso equivale a uma manada com 3.000 elefantes. Vai chegar uma hora em que não vai haver espaço para colocar todo esse lixo. Por isso a reciclagem é importante.
Em 95, a fábrica de roupas M. Officer lançou o primeiro jeans no mundo feito com garrafas recicladas. O jeans tem 80% de algodão e 20% de fibras feitas de garrafas PET.
A tecnologia do tecido foi desenvolvida pela Swift Textils, dos EUA, que investiu US$ 1,5 milhão para fazer o tecido de garrafas recicladas.
Para virar tecido, os pedaços de PET são prensados e ficam duros. Depois, passam por um processo industrial e viram fios bem finos. Eles são misturados ao algodão.
Esses jeans são mais resistentes e macios do que os jeans normais. Para uma calça, são necessárias duas garrafas de PET de dois litros.
O diretor da M. Officer, Carlos Miele, acredita que "a tendência da moda no próximo milênio é a mistura de fios naturais com fios reciclados, pela necessidade de sobrevivência do planeta".

Texto Anterior: Como o PET é reciclado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.