São Paulo, sexta-feira, 17 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Feito Cães e Gatos' prega o bom romantismo dos finais felizes

PATRICIA DECIA
DE NOVA YORK

"Feito Cães e Gatos" é a história de um triângulo amoroso inspirado no clássico Cyrano de Bergerac, de Edmond Rostand, adaptado para a Califórnia dos anos 90.
Abby (Janeane Garofalo) é a veterinária apresentadora de um programa de rádio e pouco popular entre os homens pela falta de dotes físicos.
Quando um ouvinte (Ben Chaplin) a convida para sair, ela acaba fazendo com que sua deslumbrante vizinha Noelle (Uma Thurman) assuma seu lugar.
O problema é que a personagem de Thurman, apesar de enlouquecer os homens, é limitada intelectualmente. Assim, Brian acaba se apaixonando pela aparência de Noelle e pela inteligência e espírito de Abby, pensando se tratar de uma pessoa só.
Em vez de cartas -usadas no romance de Rostand-, o filme de Michael Lehman usa o rádio e o telefone para estabelecer o contato entre Abby e Brian.
Uma das ligações dura uma noite toda e termina com uma seção de sexo de dar inveja a qualquer disque-900. A ironia é que Brian acredita que quem está do outro lado da linha é Uma Thurman.
Garofalo é a grande surpresa, apontada pela imprensa americana como nova estrela de filmes românticos. Thurman, por sua vez, se resume a desfilar o melhor estereótipo da loura bonita e burra.
Com pouca ousadia, "Feito Cães e Gatos" se limita a ser uma comédia romântica com diálogos espirituosos. No confronto beleza física x beleza interior, a solução de Hollywood é a mais tradicional possível: final feliz para todos.
"Feito Cães e Gatos" teve sucesso de bilheteria nos EUA, arrecadando US$ 14,5 milhões nas duas primeiras semanas de exibição. O filme é segunda maior bilheteria da carreira de Thurman no país, atrás apenas de "Pulp Fiction".
Seu sucesso acabou ofuscando outro lançamento do gênero, "The Pallbearer" (o orador nos funerais), com David Scwhimmer, da série "Friends", e Gwineth Paltrow ("Seven").

Filme: Feito Cães e Gatos
Produção: EUA, 1995.
Com: Uma Thurman, Janeane Garofalo
Onde:Eldorado, Paulista e circuito

Texto Anterior: 'Poderosa Afrodite' é a tragédia do amor
Próximo Texto: NOITE ILUSTRADA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.