São Paulo, sábado, 18 de maio de 1996
Próximo Texto | Índice

Frio acelera as encomendas de lojas

FÁTIMA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

As lojas de roupas estão correndo atrás das confecções para repor de última hora artigos de inverno.
O Dia das Mães e a queda da temperatura chegaram até a dobrar as vendas neste mês sobre abril.
O comércio e as fábricas não apostaram no inverno. Decidiram trabalhar com volume reduzido de peças para o frio.
Agora, com o aquecimento do consumo, estão tentando repor os produtos que saem. A idéia ainda é não formar grandes estoques.
A Violeta Boutique, instalada em Piedade (SP), dobrou as vendas na comparação com abril.
Rosângela Maria Campos da Silva, proprietária, está vindo duas vezes por semana a São Paulo desde o final de abril para compras.
A Violeta comercializa roupa masculina, feminina e infantil, além de perfumaria e calçados.
"Comprei o mínimo para o inverno. Só que para nossa surpresa o estoque acabou antes do Dia das Mães."
Rosângela conta que neste mês deve faturar R$ 50 mil, o dobro do mês passado.
Pedidos crescem 30%
A Naked Confecções, que comercializa a marca It's, informa que as lojas estão aumentando de 20% a 30% os pedidos de roupas de frio além do programado.
"A reduzida coleção de inverno deste ano foi quase toda feita com artigos mais leves. Os tecidos para o frio não chegaram a participar com 10%. Agora, os lojistas querem peças mais pesadas", diz Luiz Alberto Rodrigues, presidente.
Ele conta que a Naked está aumentando em 20% a produção para atender às encomendas.
Para isso admitiu cerca de 20 novos funcionários e contratou faccionistas -confecções que trabalham para terceiros.
Nos últimos dois anos as confecções se decepcionaram com o ritmo de vendas da coleção de inverno. "Não teve frio. Pelo que vemos nesses últimos dias parece que este ano será diferente."
Roberto Chadad, presidente da Abravest (Associação Brasileira do Vestuário), diz que as compras de última hora vão acontecer durante todo o inverno. "A reposição será automática. Ninguém vai fazer estoque com as altas taxas de juro e com o reduzido capital de giro."
Quem for ágil na produção vai aproveitar os picos de aquecimento nas vendas para atender às lojas. Ele conta que, ontem pela manhã, três lojistas procuraram a associação atrás de agasalhos de náilon para pronta entrega.
Feira
Cerca de 50 confecções vão se reunir do dia 25 a 27 deste mês numa mostra -Feira da Pronta Entrega- no Expor Center Norte, em São Paulo, para atender de imediato aos pedidos dos lojistas.
Sarah Vaintraub, diretora da SV Promoções & Eventos, diz que no início de abril as confecções estavam desanimadas com o evento, por causa das vendas fracas, "mas agora isso mudou".

Próximo Texto: Procura surpreende confecção de casacos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.