São Paulo, sábado, 18 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Roteiro de 'Terra Estrangeira' sai em livro

DA REPORTAGEM LOCAL

A Editora Rocco lança até o final de maio o roteiro do filme "Terra Estrangeira", escrito por Daniela Thomas, Walter Salles e Marcos Bernstein, e que teve também a participação de Millôr Fernandes.
A apresentação do livro diz que Millôr "consertou diálogos canhestros, inventou muitos outros".
O filme, que foi dirigido por Walter Salles e Daniela Thomas, venceu o festival "Encontros Internacionais de Cinema", promovido pela Videoteca e pela prefeitura de Paris, em outubro de 1995. Seu roteiro foi considerado o melhor de 1995 pela Associação Paulista de Críticos de Arte.
"Terra Estrangeira" foi filmado em 1995 e lançado em novembro do mesmo ano no Brasil.
O filme conta a história de jovens brasileiros que migram para a Europa, desencantados com o estado do país nos anos Collor. Vivendo em condições difíceis, se envolvem com tráficos e contrabando.
Paco (Fernando Alves Pinto), um jovem de 21 anos que pretende ser ator, vai para a Europa depois da morte da mãe (Laura Cardoso), fulminada pela notícia do bloqueio das contas bancárias pelo Plano Collor.
Paco carrega sem saber uma encomenda de contrabando para Lisboa. Acaba se envolvendo com parte do submundo dos emigrados da capital portuguesa -brasileiros e angolanos.
Tem um caso com Alex (Fernando Torres), garçonete, e com o namorado dela, músico e traficante de drogas.
O filme acaba sendo uma mescla dos dramas existenciais de uma geração e de uma espécie de policial "noir".
Uma das curiosidades do texto do roteiro é a reprodução dos diálogos em português de Angola, não traduzidos, como no filme. Coisas como "Já te falei, esse mambo de pula dá maka".
Coleção
O roteiro de "Terra Estrangeira" é o décimo primeiro volume da coleção Artemídia, da Rocco. A coleção abrange textos sobre cinema -roteiros, ensaios, e relatos de filmagem-, vídeo, arte, publicidade, design e realidade virtual.
Entre os próximos lançamentos estão um volume com os roteiros de "Amor à Queima Roupa" e "Cães de Aluguel", de Quentim Tarantino, e ensaios sobre "Cidadão Kane" e "O Mágico de Oz".

Texto Anterior: Darcy Ribeiro é indicado ao Troféu Juca Pato
Próximo Texto: Buemba! Traveca é o último dos machos!
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.