São Paulo, sábado, 18 de maio de 1996
Texto Anterior | Índice

Concerto celebra centenário da morte de Carlos Gomes

Espetáculo também homenageia a soprano Niza de Castro Tank

IRINEU FRANCO PERPETUO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O Teatro Municipal de São Paulo realiza, hoje e segunda-feira, um concerto de gala em homenagem ao centenário de morte de Antônio Carlos Gomes.
O evento homenageia também a soprano Niza de Castro Tank, especialista no compositor, que cantou na gravação que o maestro Armando Belardi fez da ópera "Il Guarany", em 1959.
Rosana Lamosa (soprano) e Regina Helena Mesquita (mezzo-soprano) estão entre os sete solistas que vão interpretar trechos de todas as oito óperas de Carlos Gomes e do oratório "Colombo".
O acompanhamento é da Sinfônica e do Coral Lírico Municipal, dirigidos por Luiz Fernando Malheiro.
Dificuldade
"São duas horas e meia de música", diz o regente. A primeira dificuldade na organização do longo programa foi a obtenção do material, principalmente no caso das duas óperas que Carlos Gomes compôs no Brasil, no início da carreira. "A Noite do Castelo" e "Joana de Flandres".
"A Noite do Castelo foi encenada em Campinas, em 1978 e, depois, a partitura para orquestra foi perdida", diz Malheiro.
A programação da Secretaria Municipal de Cultura para celebrar os 100 anos da morte de Carlos Gomes inclui apenas uma ópera completa -e, mesmo assim, em versão de concerto. "Fosca" estréia em dezembro.

Concerto: Homenagem a Carlos Gomes
Quando: hoje e segunda-feira, às 20h30
Onde: Teatro Municipal (pça. Ramos de Azevedo, s/nº, tel. 222-8698)
Quanto: de R$ 2,00 a R$ 8,00

Texto Anterior: Mostra traz mãe e filho
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.